quarta-feira, 31 de outubro de 2007

HALLOWEEN - Dia das bruxas


Estava aqui na dúvida se deveria postar sobre o HALLOWEEN, mas conhecido no Brasil como O Dia das Bruxas, podem até afirmar que esta festa não pertence a nosso cultura e não pertence mesmo, ela é parte da cultura americana que vem encontrando espaço na nossa cultura. Um espaço pequeno que está sendo introduzido pelos professores de língua inglesa e ganhando terreno na mídia, nas casas de shows, entre outros.
O dia 31 de outubro não foi escolhido por acaso, é que no calendário celta este é um dos quatro principais dias de descanso das bruxas. O primeiro, 2 de fevereiro, conhecido como Dia da Marmota, honrava a Brigite, a deusa pagã da cura. O segundo, um feriado de maio chamado Beltane, era entre os bruxos, o tempo de plantar. Neste dia os druidas executavam ritos mágicos para incentivar o crescimento das plantações. O terceiro, uma festa de colheita em agosto, era comemorado em honra ao deus sol, a divindade brilhante, Lugh. Esses três primeiros dias marcavam a passagem das estações, o tempo de plantar e o tempo de ceifar, bem como o tempo da morte e ressurreição da terra. O último, Samhain, marcava a entrada do inverno. Nesse tempo, os druidas executavam rituais em que um caldeirão simbolizava a abundância da deusa. Dizia-se que era tempo de "estado intermediário", uma temporada sagrada de superstição e de conjurações de espirito.

Os antigos druidas acreditavam que em uma certa noite (31 de outubro), bruxas, fantasmas, espíritos, fadas, e duendes saiam para prejudicar as pessoas.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

A história do dente


Não sei se é trauma, mas sempre tive medo de dentista e você? Só de imaginar aquele motorzinho no ouvido, já começo a suar frio, penso na imagem do dente na ponta de um alicate, e a sensação que tenho é que esta imagem está ligada ao filme de terror (sangue jorrando), mas a história da humanidade para tratar dos seus dentes começou há mais de 2 mil anos e seus profissionais acabaram inventando a anestesia, que hoje, alivia não só as dores de dentes, mas todo tipo de dores físicas, graças a sua descobertas outras cirurgias são realizadas,mas não vamos falar da anestesia neste post, queremos mesmo é falar da preocupação da humanidade, desde a era primitiva até os nossos dias, para cuidar dos dentes.
Os dentes sempre causaram problemas de saúde nos seres humanos e em todas as culturas, o homem buscava alivio para as dores e para evitar as famosas caries. Pesquisadores americanos descobriram que na África, uma bactéria causadora da cárie infectou a boca de seres humanos há mais de 100 mil anos atrás; arqueólogos em suas escavações vêm ao longo do tempo encontrando objetos que revelam esta preocupação, como por exemplo, tabletes de argila sumérios feitos na Mesopotâmia usados entre os dentes para evitar a cárie( eles acreditavam que as cáries eram causadas por vermes) e na mesma região, encontraram palitos de metal que datam de 3.500 a.C.
Os primeiros dentistas eram na verdade médicos. O mais antigo que a história tem notícia é o egípcio Hesi-Re, eternizados no hieróglifos como " o maior médico que tratava dos dentes" , talvez o que criou a extração, indicada pelos diversos crânios banguelas que foram encontrados na mesma região.
Depois, na Grécia antiga, os hábitos de higiene bucal era parecido com os nossos ( herdamos essa cultura), resume na escovação com menta após as refeições criado por Diocles de Coristo, médico grego que viveu no século 4 a. C.
Com o passar do tempo a ciência foi evoluindo ate o Dr. Pierre Fauchard, médico francês, que publicou seus estudos no livro O Cirurgião Dentista(1728), obra que marcou o início da Odontologia no ocidente, Dr. Fauchard criou o pivô e a dentadura e a partir dele a medicina foi separada da odontologia. Dr. Fauchard foi apelidado de Pai da Odontologia Moderna.

domingo, 28 de outubro de 2007

Peste negra

O quadro Triunfo da morte (1562), do pintor belga Peter Bruegel (1525-1569),retrata o horror que a peste negra causou na Europa

A peste negra ou bubônica assolou a Europa a partir de 1330, dizimando sua população, reduzindo-a à metade no final do século XVI. O quadro de Bruegel nos dá uma idéia do horror que a peste trazia para os europeus.

A peste é causada pela bactéria Yersinia pestis e apesar de ser comum entre roedores, como ratos e esquilos, pode ser transmitida por suas pulgas (Xenopsylla cheopis) para o homem. Isso só acontece quando há uma epizootia, ou seja, um grande número de animais contaminados. Deste modo, o excesso de bactérias pode entupir o tubo digestivo da pulga, o que causa problemas em sua alimentação. Esfomeada, a pulga busca novas fontes de alimento (como cães, gatos e humanos). Após o esforço da picada, ela relaxa seu tubo digestivo e libera as bactérias na corrente sangüínea de seus hospedeiros.

A peste negra foi a mais trágica epidemia que a História registra, tendo produzido um morticínio sem paralelo. Foi chamada peste negra pelas manchas escuras que apareciam na pele dos enfermos. Como em outras epidemias, teve início na Ásia Central, espalhando-se por via terrestre e marítima em todas as direções. Em 1334 causou 5.000.000 de mortes na Mongólia e no norte da China. Houve grande mortandade na Mesopotâmia e na Síria, cujas estradas ficaram juncadas de cadáveres dos que fugiam das cidades. No Cairo os mortos eram atirados em valas comuns e em Alexandria os cadáveres ficaram insepultos. Calcula-se em 24 milhões o número de mortos nos países do Oriente. Em 1349 a peste chegou ao centro e ao norte da Itália e dali se estendeu a toda a Europa. Em sua caminhada devastadora, semeou a desolação e a morte nos campos e nas cidades. Povoados inteiros se transformaram em cemitérios. Calcula-se que a Europa tenha perdido a metade de sua população.

para saber mais http://www.miniweb.com.br/Historia/Artigos/i_media/peste_negra.html

A Estatua da Liberdade

Hoje, a Estatua da Liberdade faz aniversário.Desenhada por Frédéric Bartholdi, a estatua foi uma oferta amistosa do povo francês ao povo dos Estados Unidos. O Presidente americano Grover Cleveland foi quem a ergueu oficialmente. A escultura tem uma altura de 152 pés e representa uma mulher que sustenta uma tocha acesa por cima da sua cabeça. A estátua foi construída na França, tendo sido desmontadas as peças e enviadas para Nova Iorque. Os seus materiais: cobre e aço. Reconstruída em frente de Nova Iorque, na Ilha Bedloe, o monumento foi dedicado ao Presidente Cleveland, a 28 de Outubro de 1886. Seis anos depois, a Ilha de Ellis, adjacente à Ilha de Bedloe, foi aberta como estação de entrada principal para os imigrantes que vinham para os Estados Unidos. Durante as três décadas seguintes, a Estátua da Liberdade deu as boas-vindas a 12 milhões de imigrantes à sua nova casa.
Esses imigrantes procuram na terra americana um abrigo seguro e a estatua é o símbolo da promessa de liberdade. Mas o que poucos sabem, é que o poema gravado nos pés da estátua, famoso em todo solo americano, e que expressa a angústia e a esperança destes homens, é de autoria de uma poetisa judia americana, Emma Lazarus.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Guerra dos Sete Anos


(Memorial da Guerra dos Sete Anos em Krefeld (Renânia do Norte-Vestfália)

A Guerra dos Sete anos, além de ter acarretado gastos monumentais, tirou importantes colônias da França ( Canadá, Índia, entre outras, passaram para o dominio inglês) No ano de 1756 a 1763, conflito entre Inglaterra e França se alastra do território norte-americano ao continente europeu Sua origem está na rivalidade econômica e colonial franco-inglesa nos EUA e na Índia e na ocupação dos estados franceses da Terranova e Nova Escócia, no norte da América, por colonos britânicos instalados na costa nordeste. Em reação, tropas da França aliam-se a tribos indígenas e atacam as 13 colônias inglesas da região. Diante da investida francesa, estas são obrigadas a unir-se à Coroa britânica, deixando de lado os atritos comerciais com a metrópole. A Inglaterra é a vencedora do conflito, chamado pelos norte-americanos de "a guerra contra os franceses e os índios".

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Thomas Hobbes(1588-1679)

O mais conhecido defensor do absolutismo, autor de Leviatã. O título da obra refere-se ao poderoso monstro bíblico no qual deveram os monarcas espelhar-se para o exercício do poder.Em sua opinião, onde não vigorasse o absolutismo do Estado imperaria a insegurança e o caos social, pois sendo o homem naturalmente perverso, só um Estado forte poderia coibir seus abusos. O que Hobbes admitia é a existência do pacto social. Esta é a sua originalidade e novidade. A justificação de Hobbes para o poder absoluto é estritamente racional e friamente utilitária, completamente livre de qualquer tipo de religiosidade e sentimentalismo, negando implicitamente a origem divina do poder.
Para saber mais sobre o pensamento político de Hobbes:

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Neandertal


Os neandertais eram habitanes da Ásia e da Europa a cerca de 29 mil anos atrás, eram adaptados ao frio, seu cérebro maior que os humanos modernos, possuiam uma estatura mais ou menos de 1,65m e credita-se que eram musculosos. Cientistas espanhóis e franceses descobriram que os dentes de um neandertal maturavam mais cedo do que os humanos. Esta descoberta levou a dedução que os neandertais ficavam adultos mais cedo, cerca de 3 anos antes que nós, humanos modernos.
Seu estilo característico de fabricação de ferramentas de pedra é chamado de cultura musteriense. Eles viviam em tendas a céu aberto ou em cavernas onde havia caça em abundancia.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Origem dos 60 minutos e segundos


Sempre corri dos números, traumas de infância, achava que como estudante de História estaria bem longe de números, claro que constatei logo no primeiro dia de faculdade que isto era impossível, a História também usa matemática. Assim, como estudante da Hsitória da humanidade, mas pela curiosidade do que outra coisa, pensei: como será que surgiu a divisão do tempo em minutos e segundos e porque a utilização do número 60? Fui pesquisar na internet, livros, revistas, alguma coisa que me desse idéia dessa divisão e descobri que a utilização númerica começou em 2000 a.C. com os súmerios, que criaram o sistema sexagesimal. A escolha dos sumérios é bastante pessoal, porque a maioria das sociedades humanas escolheram os números 5, 10 e 20 como número base. Mas os sumérios achavam que o número 60 seria melhor por ser divisível por 1,2,3,4,5 e 6, naquela época não havia máquinas de calcular e as contagens eram feitas nos dedos( nossa eu faço isso até hoje), assim a facilidade de contagem nos dedos levaram os sumérios utilizarem este número.A base sexaginal também deu origem a outras diversas unidades antigas como a dpuzia, submúltiplo de 60( 60 dividido por 5), que foi usada paa dividir parte clara e parte escura do dia em 12 horas cada. Assim, em 1670, surgiu os minutos e o cientista holandês Chistian Huygens decidiu manter a divisão suméria, depois, em 1800 a necessidade de medir intervalos menores, surge o segundo.

domingo, 21 de outubro de 2007

Calendário maia

Em Juíz de Fora, no ano de 1993, Franz Joseph Hochleitner, um austríaco ( brasileiro), que veio morar a mais de 40 anos na cidade mineira, lecionou na Universidade Federal de Juiz de Fora, aposentando-se em 1985, decifrou o calendário maia, considerado um dos sistemas mais complexos do mundo.
Segundo o professor, os maias usavam dois calendários ao mesmo tempo para datar os principais acontecimentos de sua história, um calendário religioso e outro civil( alguns historiadores chamam de solar). O calendário religioso compreendia 260 dias, divididos em 13 meses de 20 dias. Cada dia tinha um nome diferente. O calendário civil, de 365 dias, continha 18 meses de 20 dias e mais um mês de cinco dias finais.O refinamento do sistema de calendário maia foi de tal ordem que, sem contar com telescópios ou conhecimentos sobre medição de ângulos, os cálculos sobre movimento de vários planetas como Vênus, Marte, Júpiter e Saturno foram muito preciso.

A Batatlha de Trafalgar

A Batalha de Trafalgar foi uma das mais decisivas da História, uma frota britânica, sob o comando do Almirante Horácio Nelson, derrotou a frota franco-espanhola em Trafalgar. Almirante Nelson e a Armada Real Britânica venceram Napoleão. Depois da sua humilhante derrota, Napoleão viu-se obrigado a abandonar os seus planos de invadir a Inglaterra. A 21 de Outubro de 1805, Nelson foi ferido e morreu umas horas depois. A França queria invadir a Inglaterra pelo Canal da Mancha, mas antes tinha que se livrar do empecilho que era a marinha inglesa. Nelson tinha que evitar isso. Esta batalha é considerada uma das mais importante da História portuguesa, porque afastou franceses e espanhóis das costas do território português

sábado, 20 de outubro de 2007

A Fofoca

A palavra tem origem em um conjunto de línguas africanas chamada banto. A fofoca é quase sempre um dito maldoso, divulgação de detalhe da vida alheia que o outro gostaria que fosse ignorado.Em inglês existe um neologismo semelhante a palavra fofoca que é gossip veio de God-sib, confiado a Deus, originalmente o padrinho da criança no batismo. Conversas em cerimonias cristãs, como batismos, casamentos e funerais, transformaram gossip em fofoca, mexerico, boato. Historicamente, a fofoca foi preconceituosamente ligada à imagem das mulheres e das pequenas cidades.( Imagem: escultura de duas mulheres fofocando na parte velha da cidade de Sindelfingen, na Alemanha)
Pesquisando jornais antigos, observa-se que vários fatos relacionados com escândalos e fofocas, passaram a fazer parte da história da humanidade, falar da vida alheia é uma prática bastante antiga que remota aos tempos das cavernas. Os homens pré-históricos buscavam informações da vida de outros humanos, para saber suas fraquezas, medos e o que sabiam fazer, com o objetivo de dominar, conquistar, vencer.Naquela época não havia escrita e consequentemente as informações era passadas oralmente, Assim, a fofoca passou a fazer parte da história, porque era utilizada em estratégias política, para desmoralizar monarcas, e até hoje, nos meios políticos a fofoca ainda é uma arma para derrubar governos e até mesmos os artistas famosos da TV e cinema não escapam ás fofocas, assim, uma informação errada( fofoca ) pode mudar toda trajetória da história política e social da humanidade.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Pelourinho

Pelourinho é um bairro de Salvado na Bahia, localizado no Centro Histórico( da cidade), tombado pelo Patrimônio Histórico da UNESCO, por possuir uma das arquiteturas(colonial) mais bela do barroco português. A história do Pelourinho está ligada a história cultural brasileira e a própia história da cidade de Salvador, seu nome se refere a uma coluna de pedra localizada na praça, onde criminosos era expostos e castigados e no Brasil colonial era usado pra castigar os negros que fugiam de seus senhores.Durante o séc. XVI e até o início do séc. XX, o Pelourinho foi o bairro da aristocracia soteropolitana, composta de senhores de engenho, políticos, grandes comerciantes e o clero, por isso a forte influência europeia na sua arquitetura e o grande número de igrejas num espaço geográfico tão pequeno e, certamente, o mais antigo da cidade.
Atualmente o patrimônio esta sendo escavado por pesquisadores e já encontraram vários fragmentos de cerâmica e louças do século XVI, provavelmente de originários da Europa e da Ásia, além de 30 cachimbos com padrões decorativos africanos. “A lixeira doméstica nos forneceu grande quantidade de peças restauráveis, ou mesmo inteiras”, afirmou a arqueóloga Rosana Najjar. Alem destes materiais colhidos na área, foram encontrados também ferraduras, armas de fogo, balas de canhão, moedas e talheres que servirão de estudo para identificar o perfil dos moradores de Salvador em diversos períodos da nossa história. É assim que um patrimônio histórico faz a diferença

A medicina e a magia

Os mesopotâmicos não contavam com a esperança de que o sofrimento da vida terrena seriam compensados após a morte,por isso deixava-se seduzir pelo misticismo e pelas superstições.
As pessoas que praticavam adivinhações tinham muito prestígio e eram procuradas por aqueles que queriam se prevenir de desgraças no futuro próximo, ou se informar a respeito dos humores dos deuses a seu respeito. A própria religião se misturava com a magia, e muitos sacerdotes trabalhavam na preparação de amuletos e rituais de purificação, para afastar o demônio que ( eles creditavam) rondavam as pessoas.
As doenças eram vistas como forma de ataque desses demônios e os magos aplicavam nos doentes óleos que teriam sido purificados pelos deuses, assim como a água que eles acreditavam e consideravam santa. Dessa forma a medicina acabou sendo confundida coma magia, e esta confusão durou muitos séculos em muitas sociedades. Na idade Média, a prática da medicina foi muitas vezes considerada bruxaria.
Essa crença (mística) acompanham as sociedades até os dias de hoje. Presenciamos em pleno século XXI, pessoas que acreditam e mesmo se dizem curadas por forças sobrenaturais que a ciência não pode explicar, isto em todas as regiões do nosso planeta, até as civilizações mais desenvolvidas, encontramos relatos que comprovam esta crença.
Para saber mais acesso: www.sociedadessecretasconspiracao.msn.com

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O Amigo da Onça

O Amigo da Onça foi um personagem criado para a revista "O Cruzeiro" na década de 1940, pelo chargista Péricles Andrade Maranhão A sugestão para criar o personagem veio do próprio diretor da revista Leão Gondim de Oliveira, que adorava o personagem argentino " El inimigo dele Hombre" (O Inimigo do Homem). O diretor queria um tipo bem carioca e que sempre leva a melhor sobre os outros, o malandro, então, o chargista se inspirou para compor o tipo físico (do personagem) em um garçon do bar que ele frequentava e sempre queria ver as piadas que ele redigia. O nome do personagem acabou virando sinônimo de amigo falso, que vive colocando os outros em situações perigosas e embaraçosas.
Péricles suicidou-se no dia 31 de dezembro de 1961. Deixou vários bilhetes escritos justificando o seu gesto, fechou o apartamento e abriu o gás de cozinha. Mas, o seu espírito de humorísta não resisitu e ele fez a última piada, colocou na porta de entrada um aviso escrito à mão: " Não risquem fósforos".
Para saber mais acesse o blog :http://gibiblog.blogger.com.br/2004_10_01_archive.html

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Enforcamento de Frei Caneca

Foi um dos principais líderes da Confederação do Equador, Joaquim Do Amor Divino Rebelo, mais conhecido como Frei Caneca, foi fuzilado em 13 de janeiro de 1825. Tinha 46 anos, era jornalista, possuía um espírito revolucionário, sendo fudandor do jornal Tifis Pernambucano, principal objetivo do jornal era conclamar o povo à luta, condenando o absolutismo de D. Pedro I.
Preso, após tentativa frustrada de revolução, Caneca foi condenado à morte por enforcamento, mas, ninguém aceitou ser seu carrasco e o líder revolucionário acabou sendo fuzilado por um pelotão, sob o silêncio de uma grande multidão de brasileiros presentes.
Adotou o nome Caneca quando se ordenou frei porque quando garoto era vendedor de canecas em Recife, foi educado no seminário em Olinda onde absorveu as idéias revolucionárias liberais. Era filho de portugueses e fez a diferença na sua época porque colocava a soberania do povo em primeiro lugar. Precisamos na política atual de pessoas como Frei Caneca.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

O que é xaxado?

A origem da palavra é uma onomatopeia do barulho xa-xa-xa feito pelos dançarinos quando arrastam as alpercatas no chão. A origem do xaxado também existe controvérsias, alguns afirmam que ele nasceu em Pernambuco, mas existem dúvidas de quem teria sido seu criador, alguns historiadores afirmam que sua origem é portuguesa e outros que sua origem é indígena. O xaxado foi divulgado pelos cangaceiros que usavam a dança como grito de guerra ou para celebração de vitórias, o rifle era a substituição da mulher, porque a dança era tipicamente masculina. Com o passar dos anos as mulheres conseguiram seu espaço na brincadeira.
Os movimentos da dança são apresentados em fila (influência indígena), sem volteio, avançando o pé direito em três e quatro movimentos para os lados e puxando o esquerdo, num rápido e arrastado sapateado. Vejam o vídeo para ter uma melhor visualização desta cultura que também faz a diferença.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Professor


Olá! você que é professor, parabéns pelo seu dia, que não seja só hoje, reverenciado e reconhecido, mas que possa durante todos os dias da sua vida profissional ter orgulho de ser professor. Lendo o artigo "Apagão na Educação" percebo o quanto estão sendo desvalorizados por nossos políticos e por toda sociedade, falta professor em toda rede pública do nosso país e a situação para quem chega não é muito agradável, além dos baixos salários, é complicado se dizer profissional aonde falta apoio moral e material.
A escola que faz a diferença precisa ter professores competentes e motivados, porém, está difícil achar estes profissionais, porque as Secs ( Secretarias de Educação) exigem professores qualificados, mas não remuneram de acordo a formação deste docente, o que em outros países isto não ocorre, o profissional ganha de acordo a sua qualificação.
Um pouco de História: O dia do professor foi criado por um decreto imperial , de 15 de outubro de 1827, que tratava a primeira Lei Geral relativa ao ensino elementar, este decreto outorgado por D. Pedro I foi um marco para a educação. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

domingo, 14 de outubro de 2007

Blog iniciando

Este blog faz a diferença, ele está no começo, mas precisa da ajuda de todos os amantes da natureza e dos animais, é um blog que quer ajudar os animais de rua, muita gente ajuda crianças de rua, mas este é diferente, ele quer ajudar os animais, vamos dá uma força, visitem e faça também a diferença, afinal os animais também são filhos de Deus. Palavras da autora do blog "Estamos vivendo num mundo que é tão normal vermos pessoas e bichos abandonados nas ruas que vira apenas mais uma estatística... uma cruel estatística".
beijos
http://vivendoaprendendoedoando.blogspot.com/

O Pífano

O pífano (pífaro ou pife) é um instrumento musical de influência indígena feito de taboca ( espécie de bambu), possui sete orifícios, um para soprar e seis para dedilhar( muito parecido com a flauta). Na atualidade pode ser fabricado com cano de PVC ou de metal, porém não possui a mesma sonoridade e beleza.Sua raiz histórica causa polêmica porque alguns historiadores afirmam que sua origem vem dos primeiros cristãos que utilizava o pífano para saudar a Virgem Maria, outros já afirmam que remonta aos beduínos orientais e berberes norte-africanos, que legaram aos colonizadores nos 800 anos de dominação na Ibéria este formato, logo copiado por toda Europa.
Não importa as controversas históricas porque de qualquer maneira o pífano foi incorporado a cultura nordestina e tornou-se instrumento comum nas festividades profanas e religiosas. Atualmente, o pífano passa por um momento de redescoberta, já que está sendo pesquisado e utilizado por movimentos musicais contemporâneos como o Pife Moderno e o Mangue Beat.
Abaixo temos um vídeo com João do Pife e a Banda Dois Irmãos, são principais nomes da cultura popular caruarense (Pernambuco).
Foi na Feira de Caruaru, vendendo os pífanos que ele mesmo fabrica, e fazendo demonstrações para atrair os compradores, que João do Pife ganhou notoriedade, demonstrando autenticidade das características do povo nordestino. Homem simples e espontâneo, João lidera a banda de pífanos Dois Irmãos, que por sinal, foi criada em 1928 por seu pai, mestre Alfredo Marques dos Santos, em Riacho das Almas.

Arte imita a vida

Toda arte é fruto do seu tempo, as roupas, política, entre outros, e o modo de pintar do artista nos remete a um contexto histórico específico. A obra de arte carrega em si mesma, uma expressão do seu tempo, muitos contextos, as vezes são atemporais, que expressam conflitos interiores do ser e da sociedade que sempre existirão. A obra de arte é a própria história do homem.
O quadro acima é nomeado O três de maio e retrata um epísodio da história, quando 400 espanhóis foram executados pelo pelotão de fuzilamento das tropas francesas, este quadro de Francisco Goya (1746-1828), pintado em 1814, representa o que a arte tem de mais profundo na representação do fato histórico, Goya não presenciou tal fato, mas olhando a pintura, sentimos essa urgência do real, parece que o autor esta inserido na obra, que ele viveu o momento, é assim que a arte imita a vida, e foi assim que Goya fez a diferença na arte e na História

sábado, 13 de outubro de 2007

O sábio - D. Alfonso X

Alfonso X (em português, Afonso X), Rei de Castela e Leon. Filho de Fernando III e Beatriz de Suábia, viveu de 1221, ano de seu nascimento em Toledo à 1284 ano de sua morte em Sevilha, tendo reinado desde 1252 até sua morte. A importância de D. Alfonso para nós e a sua contribuição que fez a diferença são os muitos jogos que conhecemos e brincamos até os dias de hoje, assim, mandou que fosse produzido o "Libro de axedrez, dados e tablas". E é graças a essa obra que muitos dos jogos antigos chegaram ao nosso conhecimento.O livro citado, é o primeiro a trazer problemas de xadrez, ressalvando-se, porém, que a movimentação das peças descritas era, naquela época, diversa do xadrez jogado hoje em dia.
Além de muitas outras contribuições culturais a exemplo de: "Tablas astronómicas alfonsíes", tratado sobre astronomia, além da "Estoria de España" e a "Grande e General Estoria", obviamente, tratados históricos. Na poesia, produziu um grande repertório de "Cantigas", sendo as mais conhecidas aqueles religiosas, dirigidas a Santa Maria.
Pra saber mais: http://www.jogos.antigos.nom.br/alfonsox.asp

Adeus Paulo Autran


O teatro perde um dos seus maiores defensores, Paulo Autran morreu nesta sexta-feira, vitíma de câncer pulmonar, o ator nasceu no Rio de Janeiro em 1922. Formou-se em direito, no ano de 1945, pela Faculdade do Largo São Francisco (USP) . Começa no teatro dois anos depois, com o grupo Artistas Amadores e a peça "Esquina perigosa".
O ator deixa uma lista de trabalhos no teatro e na Tv, embora não gostasse de fazer trabalhos na tv, dizia que sua alma era o teatro, porque lá ele tinha contato direto com o público.
Paulo Autran fez a diferença como artísta e assim entra para a história do teatro brasileiro, eternizado em seus trabalhos será lembrado como militante que não deixou a chama do teatro apagar. Fica com Deus Paulo Autran.

Ator, cinematográfico (estréia em "Apassionata", 1952), de teatro (funda a própria companhia com Tonia Carrero e Adolfo Celi, anos 1950) e TV (estréia na novela "Gabriela, Cravo e Canela", 1960); destaca-se em filmes como "Uma Pulga na Balança" (1953), "Terra em Transe" (1967), "O País dos Tenentes" (1987), etc; ganha o CANDANGO de Ator do Festival de Brasília por "O País dos Tenentes" (1987).

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A agulha

A descoberta da agulha foi tão importante quanto a do fogo e da roda. Sua primeira versão feita de osso surgiu a mais de 20 mil anos e só servia para costurar peles. A sua utilidade veio também com a descoberta da tercelagem que cortados e costurados, serviam pra proteger do frio e durante a antiguidade, dos incas aos indianos, várias formas de fazer roupas foram surgindo, combinando cores e bordados, mas variar no modo de se vestir era privilegio da nobreza.
O aperfeiçoamento da agulha só viria na Idade Média, com a agulha de ferro. Ela surgiu no século XVI, na Inglaterra. Entretanto, a costura continuou sendo feita à mão, ou em velhas máquinas de tecer. Por fim, no século XVIII, a agulha teve sua capacidade multiplicada com a invenção da máquina de costura.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Uma cultura de fé


No dia 12 de outubro comemora-se o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira nacional. Sua história começa no ano de 1717, com três pescadores que jogavam sua rede que voltou vazia, a não ser com uma imagem de terracota que estava ao fundo da rede. A imagem estava quebrada na altura do pescoço. Por ter sido encontrada de forma misteriosa a imagem passou a ser conhecida como "Aparecida", nome que a consagrou.

No início a imagem permaneceu na casa de um dos pescadores e em 1745 foi construída uma pequena igreja em sua homenagem, hoje conhecida como "basílica velha". A atual basílica foi consagrada pelo papa João Paulo II em 1980.
Na tradição brasileira, a Virgem Aparecida, sob o vocábulo de sua Imaculada Conceição, é a Santa Mãe, padroeira das mulheres grávidas e dos recém-nascidos, dos rios e do mar, do ouro, do mel, da beleza e da sedução.
Muitos historiadores buscam a origem da imagem, mas até os dias de hoje, ela é totalmente desconhecida.Embora não seja possível determinar o autor ou a data da confecção da imagem, através de estudos comparativos concluiu-se que ela pode ser atribuída a um discípulo do monge beneditino frei Agostinho da Piedade, ou, segundo Silva-Nigra e Lachenmayer, a um do seu irmão de Ordem, frei Agostinho de Jesus

Templo de Ártemis


Localizado em Éfeso, antiga colônia grega no sudoeste da atual Turquia, o templo foi construído e reconstruído pelo menos sete vezes. A primeira obra é do século 9 a.C., mas o templo que entrou para a história foi erguido por volta de 550 a.C. e caiu por terra em 356 a.C., quando Herostratus, um morador da cidade, o incendiou – sua intenção era ficar famoso. Foi a reconstrução dessa obra, feita logo em seguida, com 114 por 55 metros, que se tornou uma das maravilhas. O novo templo foi destruído em 262 pelos godos, povo germânico.

Nascimento entre os índios

O nascimento das crianças, para os índios, é um momento sagrado e em muitas tribos indíginas , no momento do parto, o pai corta o cordão umbilical, as vezes com os dentes outras com uma pedra afiadas, depende muito da tribo. Depois, o pai fica na oca até o resto do cordão cair, isto se dá entre o 7º e 8º dias. Os pais ficam de plantão, porque eles acreditam que a criança é fruto apenas do pai, a mãe só empresta o ventre como mero recipiente para o desenvolvimento da criança. Depois do parto, com o pai cuidado da criança, a mãe vai para o rio e lava-se, retornando a suas atividades, apenas o alimenta. Quando o umbigo cai, uma cerimônia de apresentação acontece, para que todos conheça o novo membro da tribo.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

As perucas

Você conhece a origem da perucas brancas engraçadissimas que estão sempre presente em filmes de época? elas surgiram no século XVII(17) para disfarçar a calvície do rei francês Luís XIV(14). Mas no Egito antigo, cabelos longos eram exclusividades das posições superiores e quando não possuíam cabeleiras, os faraós e guerreiros simulavam o visual utilizando mantos ou perucas, e isto ajudava a distingui-los dos sacerdotes, que usavam as cabeças raspadas. Alexandre Magno (356-323 a.C.), rei da Macedônia, rompeu com essa tradição, exigindo de seus guerreiros pêlos tosados ( a idéia era evitar que fossem presos pelos cabelos), a moda retorna com a calvície do rei Luís e o resto da corte o imitou, e essa moda foi levada à Inglaterra,por Carlos II e continuou restrita à nobreza. Os fios das famosas perucas eram retirados dos rabos de cavalo e os cachos feitos com cilindros aquecidos em fornalha. As perucas só saíram de moda depois da Revolução Francesa, mas na Inglaterra, juízes e advogados utilizam-nas para indicar sua condição superior. Detalhe: eles usam até hoje!
Atualmente, as perucas ainda fazem sucesso nos meios artísticos e entre as mulheres que gostam de modificar o visual, assim desde as antigas civilizações a cabeleira representou um elemento fundamental da personalidade humana e até hoje possui grande valor simbólico.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Mestre Surrealista

Sempre achei as obras de Salvador Dali de uma expressividade ímpar, por isso foi considerado mestre do Surrealismo, sua exentricidade e declarações provocadoras, fazem que seja uma figura polêmica dentro da arte contemporânea.
Salvador Felipe Jacinto Dali nasceu em Figueiras, Catalunha,na Espanha em 1904 e a exposição de 1933 deu-lhe fama Internacional.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Dalí radicou-se nos Estados Unidos, perto de Hollywood, e colaborou em alguns filmes.No final da década de 1940, regressou à Espanha e deu início a uma fase inspirada em obras-primas de pintores do passado. Entrega-se a um realismo minucioso, quase fotográfico, orientando a sua obra para uma permanente recordação de paisagens da sua infância, no sentido do gosto pelos ambientes sobre-humanos, onde o épico, o místico e o erótico se confundem. A sua obra,apresenta às mais diversas mudanças de estilo, desde o renascentista ao impressionista.Salvador Dalí morreu de pneumonia e falha cardíaca às 10h15 de 23 de Janeiro de 1989 na mesma cidade que o viu nascer, fez a diferença na história da arte.

"Como posso querer que meus amigos entendam as coisas loucas que passam pela minha cabeça, se eu mesmo, não entendo?"
Salvador Dali

domingo, 7 de outubro de 2007

O pai da História

Herodoto é considerado por todos os historiadores como o pai da História, é dele os primeiros relatos escritos da Antiguidade.( apesar que existem dúvidas). A história sempre foi passada de pai para filhos através da oralidade, muitas histórias também foram registradas através de poemas ou lendas e Herodoto foi o primeiro a pesquisar e a registrar esses relatos.

Herodoto era geográfo e no século V a. C. escreveu esses relatos que hoje podemos encontrar na forma de nove livros, contando a história das guerras que aconteceram entre o império Persa e as cidades-estado gregas e também dos dois séculos que as precederam. Para escrever seus manuscritos e descrever as guerras e o Império, Heródoto investigou o povo persa e os povos subordinados a ele, pesquisou sobre os costumes desses povos, analisou sua história e se preocupou em registrar os fatos contados pelas pessoas que faziam parte desses povos. Era a primeira vez que um historiador buscava no passado elementos que pudessem explicar o contexto do presente (nesse caso, o mundo grego do século 5 antes de Cristo). Assim Herodoto fez a diferença nos dias de hoje, é através dele que tivemos conhecimento da primeira grande descrição do mundo antigo, contribuindo para o nosso conhecimento da civilização grega clássica.

sábado, 6 de outubro de 2007

A Oliveira


Este post vem da curiosidade do meu sobrenome Oliveira, sou descendente de portugueses e em Portugal alguns nomes tinham origem geográfica, ou seja, o local em que a pessoa nasceu ou propriedades rurais onde determinado tipo de plantação era destaque. Por exemplo, os moradores de uma quinta em que se cultivavam oliveiras passaram a ser conhecidos como Oliveira, o mesmo acontecendo com Pereira, Amoreira, Macieira e tantos outros.
A oliveira, na sua forma primitiva, tem origem à Era Terciária, segundo alguns historiadores, na Ásia Menor, talvez na Síria ou Palestina, regiões onde foram descobertos vestígios de instalações de produção de azeite e fragmentos de vasos datados do início da Idade do Bronze. O certo é que em todo o Mediterrâneo foram encontradas folhas de oliveira fossilizadas, datadas do Paleolítico e do Neolítico.
A oliveira era considerada símbolo de sabedoria, paz, abundância e glória. Os egípcios, há seis mil anos, atribuíam a Ísis, mulher de Osíris, Deus supremo da sua mitologia, o mérito de ensinar a cultivar a oliveira. Na lenda grega Palas Atenea, Deusa da paz e sabedoria, filha de Zeus, era para os Gregos a mãe da árvore sob a qual teriam nascido Remo e Rómulo, descendentes dos Deuses e fundadores de Roma, tendo feito brotar a oliveira de um golpe e, na sua grande bondade, ensinado o seu cultivo e o seu uso.
Com as explorações marítimas dos portugueses e espanhóis, a oliveira chegou até a América do Sul e propagou-se por todo o mundo.

O símbolo do amor


De onde surgiu a idéia de que o coração é o órgão responsável pelos sentimento? e como surgiu o formato para representá-lo?De onde, e, quando, surgiu essa representação, sempre despertou a curiosidade dos historiadores, vez que pouco tem a ver com o coração anatômico. Para alguns, sua origem deve-se à semelhança com a folha da hera, que na Antiguidade representava o símbolo da imortalidade e do poder.
A história começa por volta do século V a.C.,na Grécia antiga, entre uma discussão, os filósofos se preocupavam com a localização da alma no corpo humano. Para Platão a alma se localizava em três partes do corpo: a primeira na cabeça e estava associada ao intelecto, a segunada no coração e relaciona-se à raiva, ao medo, ao orgulho e a coragem e a terceira no fígado e intestinos e tinha a ver com a luxúria, a ganância e as paixões em geral. Para Aristóteles, o coração era o local onde se localizava a inteligência e as emoções porque era quente e se movia.
A imagem que simboliza o amor foi encontrada em uma caverna e teria sido desenhada há cerca de 12 mil anos em Oviedo, na Espanha. Lá, há um mamute retratado com um coração pintado em seu centro. Acreditava-se que lá habitava o centro da vida e o local onde deveria atingir com sua lança para abatê-lo. O desenho mudou com o tempo até chegar ao formato atual, a medida que a ciência foi descobrindo mais sobre suas funções e anatomia.Nos dias de hoje, isolado ou atravessado pela flecha de Cupido, representa mais do que o órgão coração. Simboliza, universalmente, o amor
Fonte:Hist. cienc. saude-Manguinhos vol.12 no.3 Rio de Janeiro Sept./Dec. 2005

Che - o revolucionário

Ernesto Guevara Lynch de la Serna, mais conhecido por Che Guevara nasceu em Rosário, Argentina em 14 de Julho de de 1928 e faleceu em La Higuera, Bolívia, em 09 de Outubro de 1967.Che foi fundamental para a revolução cubana, amigo e companheiro do irmão de Fidel Castro ( Raul Castro),organizam e lideram o movimento guerrilheiro e a luta começa, instaura-se o regime comunista em Cuba, comandado por Fidel Castro.O apelido Che surgiu no México, enquanto treinava para a invasão de Cuba. Che é uma gíria que significa "cara" e ele usava tanto que passaram a chamá-lo assim.Estudou medicina em Buenos Aires, viajou por toda América do Sul e a partir dessas viagens começa a olhar a América com outros olhos. Foi por causa da visão de tanta miséria e impotência e das lutas e sofrimentos que presenciou em suas viagens, que o jovem médico Ernesto Guevara concluiu que a única maneira de acabar com todas as desigualdades sociais, era promovendo mudanças radicais.Che não se conformou apenas em libertar Cuba da ditadura, queria mais, ousou fazer isto em outros países, ele acreditava na revolução, sua idéia era de organizar focos guerrilheiros que se espalhariam pelas nações sul-americanas, incluindo o Brasil. Ele defendia a criação de "muitos Vietnãs", de forma a lutar contra o poder dos Estados Unidos em uma escala global, começando pelo Congo, mas não encontrou a mesma facilidade e apoio dos revolucionários, afinal, Fidel Castro não estava a seu lado, depois da tentativa fracassada no Congo, Che parte para a Bolívia e lá encontra a morte,executado pelo soldado boliviano Mário Terán ,a mando do Coronel Zenteno Anaya, na aldeia de La Higuera. Os boatos que cercaram a execução de Che levantaram dúvidas sobre a identidade real do guerrilheiro, que utilizava documentos uruguaios falsos. A confusão estabelecida em torno do caso culminou no desaparecimento do seu corpo, que só foi encontrado trinta anos depois.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Ano Novo

Você sabe quando foi a primeira vez que se comemorou o Ano Novo? muita gente não sabe mas, a primeira vez foi no ano 45 a.C. quando Júlio César, então ditador, estabelece o calendário Juliano. Aconselhado pelo astrónomo e filósofo alexandrino Sosígenes, César acrescentou 67 dias ao ano 46 a.C. para corrigir o desfasamento da passagem do tempo no imperfeito calendário romano. A celebração perdeu-se durante a Idade Média, mas após a implantação do calendário Gregoriano (o actual) em 1582, o dia de Ano Novo foi restaurado. Desde então, a tradição manda que as pessoas se reúnam para receber o Novo ano. As promessas feitas na passagem de ano, tão comuns e tão descumpridas, não são uma tradição recente. Os babilônios já as faziam há 4 mil anos. Mas em vez de resolverem levar uma dieta a sério ou parar de fumar, eles juravam de pés juntos que, tão logo acabassem as festas, devolveriam equipamentos de agricultura que haviam sido emprestados por amigos.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Os vikings

Os vikings vivam na Escandinávia por volta do ano 800 até 1100, antepassados dos dinamarqueses, noruegueses e suecos dominaram os mares, abriram caminhos e fundaram colônias na Europa, na Ásia e na América. Até o final do século VIII, a Escandinávia era uma região praticamente ignorada pela Europa. De repente, em 780, os Vikings se deslocaram da sua região e começaram a saltear a Europa cristã, devastando cidades e campos. Eram guerreiros, marinheiros e valentes. Sua sociedade era dividida em três classes: escravos, homens livres e os nobres. Foram considerados piratas como o próprio nome viking significa, navegavam para saquear e eram considerados ferozes, mas não era tudo verdade, havia entre eles notavéis exploradores, conquistadores, fazendeiros, comerciantes e artesões. Embora conhecidos como povo que causava terror e destruição, fundaram povoados e comercializavam pacificamente.
Eram pagões e seus deuses também eram violentos, a exemplo de Odin e Thor seu filho, deus do trovão, dono de um martelo invencível que protegia os guerreiros.
A descoberta, na Dinamarca, do maior navio viking já encontrado indica que os piratas nórdicos eram a maior potência naval do seu tempo na Europa. A fúria dos bárbaros loiros mudou o mundo.
Para saber mais: http://www.historiadomundo.com.br/viking/viking/

O príncipe regente

D. João VI era o segundo filho de D. Pedro III e D. Maria I ( a louca - foi declarada insana e incapaz de governar). D. João não foi educado para dirigir o país(Portugal). Seu irmão mais velho, D. José, era o herdeiro natural, mas morreu de varíola aos 27 anos de idade em 1788. Por esta razão, D. João assume seu lugar, mas não estava preparado para reinar, deixando as decisões para os ministros que o rodeavam.
Os historiadores o descreve como feio, tímido e solitário. Casou-se por procuração com D. Carlota Joaquina, mas viviam tendo problemas conjugais e moravam em palácios diferentes, mesmo assim, tiveram 9 filhos, o mais famoso D. Pedro I. O traço mais marcante da personalidade de D. João era a indecisão, assim, viveu o conflito de escolher entre Portugal ser invadida por Napoleão ou atacar a Inglaterra, mas o príncipe decide-se por abandonar suas terras e seu trono com a desculpa de proteger a colônia(Brasil).
Assim, em 2008 vai fazer 200 anos que o príncipe regente e mais de 10 mil pessoas da corte portuguesa se mudaram para o Brasil. Antes de partir de Portugal, D. João teve o cuidado de raspar os cofres do governo, levando consigo o tesouro real, obras primas, prataria, louças, livros entre outros. (façanha que se repetiria 13 anos depois, quando retornaria a Portugal, deixando o Brasil para sempre).
D. João (apesar dos motivos que o trouxeram ao Brasil) foi o governo que fez diferença, criou o ensino médio, abriu os portos ao comércio livre, inaugurou o surgimento da impressa fundando a Impressa Régia ( mais tarde Impressa Nacional ), Jardim Botânico, Gazeta do Rio de Janeiro, Banco Público ( Banco do Brasil) entre outros.
D. João morreu misteriosamente em 1826, os historiadores sempre desconfiaram que ele foi envenenado, assim, em 2002, uma equipe de 2 arqueólogos, um médico-legista e o cientista português Fernando Rodrigues Ferreira, descobriram que na realidade D. João foi envenenado, mas o mistério continua, quem matou D. João?
Para saber mais: http://www.bairrodocatete.com.br/domjoaovi1.html

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Inês de Castro, verdade ou ficção?

Túmulo de Inês de Castro

Muitas pessoas têm dúvidas se a história de D. Inês foi verdadeira ou se é ficção, muito parecida com a história de Romeu e Julieta ou Tristão e Isolda, se diferencia justamente, por ser real. D. Inês era aia de D. Constança, futura esposa de D. Pedro e vieram de Castela em 1340(uma dama de companhia e a outra esposa legitima), mas quando D. Pedro viu D. Inês ficou apaixonado. Firmou compromisso político desposando D. Constança, mas manteve um romance secreto com D. Inês. Assim, como todo amor proibido, as perseguições também começaram e D. Inês foi exilada e, mesmo assim, a história continuou. Depois de D. Constança morrer, D. Pedro foi buscar D. Inês ao exílio e levou-a para Coimbra, mesmo não pododendo desposá-la, porque esta não tinha "sangue real", o casal teve quatro filhos. Os filhos eram D. Pedro, D. Beatriz e D. Dinis.(um deles morreu ainda bebê).
D. Afonso IV, pai de D. Pedro, soube que os irmãos de D. Inês, conspiravam contra o reino, temendo que Castela ganhasse e que Portugal perdesse a coroa. Decidiu assim que o melhor era matar D. Inês. Ela foi então degolada (embora na versão dos poetas tenha sido "apunhalada", pois é mais romântico), deixando D. Pedro furioso e sedento de vingança, assim D. Pedro declarou guerra ao pai, perseguindo e matando todos que estavam envolvidos na morte da sua amada e construiu um túmulo imponente, desenterrou-a seis anos depois e levou-a para Alcobaça( para a enterrar neste túmulo)e ainda a coroou depois de morta, garantindo que os dois tinham casado em segredo.
Este amor foi imortalizado e fez história, seus corpos estão sepultados lado a lado em Alcobaça, aonde recebe milhares de visitas de todo mundo, essa história de amor encanta até os dias de hoje, por ser verdadeira e está documentada.