O pífano (pífaro ou pife) é um instrumento musical de influência indígena feito de taboca ( espécie de bambu), possui sete orifícios, um para soprar e seis para dedilhar( muito parecido com a flauta). Na atualidade pode ser fabricado com cano de PVC ou de metal, porém não possui a mesma sonoridade e beleza.Sua raiz histórica causa polêmica porque alguns historiadores afirmam que sua origem vem dos primeiros cristãos que utilizava o pífano para saudar a Virgem Maria, outros já afirmam que remonta aos beduínos orientais e berberes norte-africanos, que legaram aos colonizadores nos 800 anos de dominação na Ibéria este formato, logo copiado por toda Europa.
Não importa as controversas históricas porque de qualquer maneira o pífano foi incorporado a cultura nordestina e tornou-se instrumento comum nas festividades profanas e religiosas. Atualmente, o pífano passa por um momento de redescoberta, já que está sendo pesquisado e utilizado por movimentos musicais contemporâneos como o Pife Moderno e o Mangue Beat.
Abaixo temos um vídeo com João do Pife e a Banda Dois Irmãos, são principais nomes da cultura popular caruarense (Pernambuco).
Foi na Feira de Caruaru, vendendo os pífanos que ele mesmo fabrica, e fazendo demonstrações para atrair os compradores, que João do Pife ganhou notoriedade, demonstrando autenticidade das características do povo nordestino. Homem simples e espontâneo, João lidera a banda de pífanos Dois Irmãos, que por sinal, foi criada em 1928 por seu pai, mestre Alfredo Marques dos Santos, em Riacho das Almas.
Francisco Adolfo de Varnhagen
Há uma semana
1 Comment:
Aqui em na minha cidade,São José do Belmonte, o pífano também é uma cultura valorizada.Temos a Banda de Pífano do mestre Ulisses.
Post a Comment