quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Os vikings

Os vikings vivam na Escandinávia por volta do ano 800 até 1100, antepassados dos dinamarqueses, noruegueses e suecos dominaram os mares, abriram caminhos e fundaram colônias na Europa, na Ásia e na América. Até o final do século VIII, a Escandinávia era uma região praticamente ignorada pela Europa. De repente, em 780, os Vikings se deslocaram da sua região e começaram a saltear a Europa cristã, devastando cidades e campos. Eram guerreiros, marinheiros e valentes. Sua sociedade era dividida em três classes: escravos, homens livres e os nobres. Foram considerados piratas como o próprio nome viking significa, navegavam para saquear e eram considerados ferozes, mas não era tudo verdade, havia entre eles notavéis exploradores, conquistadores, fazendeiros, comerciantes e artesões. Embora conhecidos como povo que causava terror e destruição, fundaram povoados e comercializavam pacificamente.
Eram pagões e seus deuses também eram violentos, a exemplo de Odin e Thor seu filho, deus do trovão, dono de um martelo invencível que protegia os guerreiros.
A descoberta, na Dinamarca, do maior navio viking já encontrado indica que os piratas nórdicos eram a maior potência naval do seu tempo na Europa. A fúria dos bárbaros loiros mudou o mundo.
Para saber mais: http://www.historiadomundo.com.br/viking/viking/

0 Comments: