domingo, 28 de outubro de 2007

A Estatua da Liberdade

Hoje, a Estatua da Liberdade faz aniversário.Desenhada por Frédéric Bartholdi, a estatua foi uma oferta amistosa do povo francês ao povo dos Estados Unidos. O Presidente americano Grover Cleveland foi quem a ergueu oficialmente. A escultura tem uma altura de 152 pés e representa uma mulher que sustenta uma tocha acesa por cima da sua cabeça. A estátua foi construída na França, tendo sido desmontadas as peças e enviadas para Nova Iorque. Os seus materiais: cobre e aço. Reconstruída em frente de Nova Iorque, na Ilha Bedloe, o monumento foi dedicado ao Presidente Cleveland, a 28 de Outubro de 1886. Seis anos depois, a Ilha de Ellis, adjacente à Ilha de Bedloe, foi aberta como estação de entrada principal para os imigrantes que vinham para os Estados Unidos. Durante as três décadas seguintes, a Estátua da Liberdade deu as boas-vindas a 12 milhões de imigrantes à sua nova casa.
Esses imigrantes procuram na terra americana um abrigo seguro e a estatua é o símbolo da promessa de liberdade. Mas o que poucos sabem, é que o poema gravado nos pés da estátua, famoso em todo solo americano, e que expressa a angústia e a esperança destes homens, é de autoria de uma poetisa judia americana, Emma Lazarus.

1 Comment:

Unknown said...

Como sempre trazendo curiosidades em geral para nós. Quando é que eu ia saber que era aniversário da Estátua da Liberdade? Só você mesmo...

Bjs