sábado, 13 de outubro de 2007

Adeus Paulo Autran


O teatro perde um dos seus maiores defensores, Paulo Autran morreu nesta sexta-feira, vitíma de câncer pulmonar, o ator nasceu no Rio de Janeiro em 1922. Formou-se em direito, no ano de 1945, pela Faculdade do Largo São Francisco (USP) . Começa no teatro dois anos depois, com o grupo Artistas Amadores e a peça "Esquina perigosa".
O ator deixa uma lista de trabalhos no teatro e na Tv, embora não gostasse de fazer trabalhos na tv, dizia que sua alma era o teatro, porque lá ele tinha contato direto com o público.
Paulo Autran fez a diferença como artísta e assim entra para a história do teatro brasileiro, eternizado em seus trabalhos será lembrado como militante que não deixou a chama do teatro apagar. Fica com Deus Paulo Autran.

Ator, cinematográfico (estréia em "Apassionata", 1952), de teatro (funda a própria companhia com Tonia Carrero e Adolfo Celi, anos 1950) e TV (estréia na novela "Gabriela, Cravo e Canela", 1960); destaca-se em filmes como "Uma Pulga na Balança" (1953), "Terra em Transe" (1967), "O País dos Tenentes" (1987), etc; ganha o CANDANGO de Ator do Festival de Brasília por "O País dos Tenentes" (1987).

0 Comments: