sábado, 6 de outubro de 2007

O símbolo do amor


De onde surgiu a idéia de que o coração é o órgão responsável pelos sentimento? e como surgiu o formato para representá-lo?De onde, e, quando, surgiu essa representação, sempre despertou a curiosidade dos historiadores, vez que pouco tem a ver com o coração anatômico. Para alguns, sua origem deve-se à semelhança com a folha da hera, que na Antiguidade representava o símbolo da imortalidade e do poder.
A história começa por volta do século V a.C.,na Grécia antiga, entre uma discussão, os filósofos se preocupavam com a localização da alma no corpo humano. Para Platão a alma se localizava em três partes do corpo: a primeira na cabeça e estava associada ao intelecto, a segunada no coração e relaciona-se à raiva, ao medo, ao orgulho e a coragem e a terceira no fígado e intestinos e tinha a ver com a luxúria, a ganância e as paixões em geral. Para Aristóteles, o coração era o local onde se localizava a inteligência e as emoções porque era quente e se movia.
A imagem que simboliza o amor foi encontrada em uma caverna e teria sido desenhada há cerca de 12 mil anos em Oviedo, na Espanha. Lá, há um mamute retratado com um coração pintado em seu centro. Acreditava-se que lá habitava o centro da vida e o local onde deveria atingir com sua lança para abatê-lo. O desenho mudou com o tempo até chegar ao formato atual, a medida que a ciência foi descobrindo mais sobre suas funções e anatomia.Nos dias de hoje, isolado ou atravessado pela flecha de Cupido, representa mais do que o órgão coração. Simboliza, universalmente, o amor
Fonte:Hist. cienc. saude-Manguinhos vol.12 no.3 Rio de Janeiro Sept./Dec. 2005

0 Comments: