terça-feira, 9 de outubro de 2007

Mestre Surrealista

Sempre achei as obras de Salvador Dali de uma expressividade ímpar, por isso foi considerado mestre do Surrealismo, sua exentricidade e declarações provocadoras, fazem que seja uma figura polêmica dentro da arte contemporânea.
Salvador Felipe Jacinto Dali nasceu em Figueiras, Catalunha,na Espanha em 1904 e a exposição de 1933 deu-lhe fama Internacional.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Dalí radicou-se nos Estados Unidos, perto de Hollywood, e colaborou em alguns filmes.No final da década de 1940, regressou à Espanha e deu início a uma fase inspirada em obras-primas de pintores do passado. Entrega-se a um realismo minucioso, quase fotográfico, orientando a sua obra para uma permanente recordação de paisagens da sua infância, no sentido do gosto pelos ambientes sobre-humanos, onde o épico, o místico e o erótico se confundem. A sua obra,apresenta às mais diversas mudanças de estilo, desde o renascentista ao impressionista.Salvador Dalí morreu de pneumonia e falha cardíaca às 10h15 de 23 de Janeiro de 1989 na mesma cidade que o viu nascer, fez a diferença na história da arte.

"Como posso querer que meus amigos entendam as coisas loucas que passam pela minha cabeça, se eu mesmo, não entendo?"
Salvador Dali

2 Comments:

Unknown said...

Obrigado pelo comentário. Fico feliz que goste do meu Blog. O seu não fica por menos. Gosto muito de suas postagens. Estou andando um pouco agarrado por causa de serviço, mas vou tentar ler mais vezes.

Beijos.

Anônimo said...

é verdade que a arte é imprecionante, mas é verdade também que a mente humana é se não a maquina mas perfeita que existe... e Salvador Dalir soube explorar bem a sua...