domingo, 2 de março de 2008

O palito de dente


Lendo a matéria da Superinteressante que fala do Pai do palito de dentes, fiquei curiosa em saber a origem do mesmo, já que a referida matéria me deixou curiosa.A necessidade de manter os dentes limpos e livres de fiapos, levou a humanidade a passar maior parte de sua história se virando com gravetos, lascas de ossos, espinhos, lascas de bambu, entre outros objetos.
O palito de dente existe a milhares de anos e é o mais antigo objeto de higiene bucal conhecido em todas as culturas.
De acordo pesquisas históricas o primeiro registro documentando do uso do palito estão nos mosteiros, as administradoras registravam em documento quantidade e quanto elas gastavam com o uso dos palitos para a higiene bucal e para decorar os bolos e os doces, a madeira utilizada era o salgueiro, depois passou a utilizar-se também o choupo.
Os primeiros palitos eram feitos de metais, e foram encontrados palitos de bronze nos túmulos pré-históricos ao norte da Itália,nos Alpes e na Mesopotâmia. No século XVII, os palitos eram preciosos ,portanto objetos de luxo e considerados artigo de joalheria, já que grande maioria eram feitos de ouro e prata enfeitados com pedra preciosa.
Em 1872 Silas Noble e J. P. Cooley patentearam a primeira máquina de fabricar palitos e dois anos antes, Charles Forster já produzia palitos bons e baratos.( Charles Forster é considerado o Pai do palito de dentes).
Atualmente o palito de dente é rejeitado para a saúde bucal, sendo substituído pela escova e fio dental, mas não foi abandonado, ainda é o mais barato e a maioria da população não tem poder aquisitivo para comprar as pastas de dentes e os fios dentais , essa é a diferença que ocorre em nosso país, condena-se o uso do palito mas esquece-se que muitos ainda não conseguem nem escovar os dentes por considerar artigo de luxo, por ser caro e porque não tem nem o que comer, teriam o que palitar???
Fonte: Wikipédia e Superinteressante

3 Comments:

Adriana said...

Oi Baby!

Quando puder, passa lá no espírita que eu deixei um meme para vc, tá?!

Beijos e que vc tenha uma linda semana! =o)

Fernanda said...

Olá,
cheguei aqui através da Adriana.
Achei engraçada essa história do palito, não sabia que tinha tão remotas origens!
Acho horrivel ver alguém a palitar os dentes! Como disse, "já não sei quem": palitar os dentes? Só no quarto de banho, sozinho e às escuras! rssss....
Boa semana!

Cris said...

Adriana obrigada, irei sim beijoss

Fernanda, obrigada por visitar, vc está certa eh horrivvel isso rsrs, tem gente q ainda mastiga ou fica brincando com o pailito na boca rss beijoss