segunda-feira, 10 de março de 2008

o Colosso de Rhode


Rodes é a maior das ilhas do Dodecaneso, situadas no Egeu e que integram o território administrado pela Grécia. o Colosso de Rhodes, considerada a mais famosa estátua gigante da antiguidade, foi construída em homenagem a Hélios, o deus do sol. Sustentando em suas mãos um archote aceso, apoiava seus pés sobre a entrada do porto de Rodes. Feita de bronze, media de 30 a 40 metros e pesava cerca de 70 toneladas. Segundo a tradição, após a vitória sobre o rei Macedônio, os habitantes de Rodes decidiram fundir uma estátua em homenagem ao seu deus protetor.
Foi considerada uma das sete Maravilhas do Mundo Antigo, caiu no mar em 225 a.C., provavelmente durante um terremoto. Recuperada em 657, foi desmembrada e vendida como ferro-velho. (Acredita-se que os Árabes a venderam como sucata, para ter idéia do tamanho da estátua, foram necessários 900 camelos para transportá-la)
Fonte: Enciclopédia Brasil ( projeto)

3 Comments:

Luma Rosa said...

Nossa! Imagina o tamanho dessa estátua! Uma pena não restar nada dela. Beijus

Carol said...

Agora eu posso comentar, rsrsrsrsrs! Eu fiquei com muita pena de um monumento desses ter sido estragado dessa forma, será que as maravilhas do mundo modernos serão melhor preservadas? E quantas são agora ? Ainda 07 ? Fala Baby!

Cris said...

Luma é verdade, não restou nada, na verdade a imagem que está no post é um desenho, não há como comprovar que realmente esta estátua existiu, o que a história comenta são fatos narrados pelos consuistadores árabes.
CArol amiga eu espero que elas sejam melhor preservadas e são mais 07 maravilhas eleitas , e uma delas é o nosso Cristo Redentor, beijao e parabenz pelo blog, eu adoreiiiiiii
bejoss