domingo, 30 de março de 2008

Aniversário de Salvador


Primeira capital do Brasil, durante os anos de 1549 a 1763, Salvador comemora este mês 459 anos. Apesar de sua fundação ter se dado no dia 29 de março de 1549, os festejos se iniciam no dia 07 de março. Queima de fogos, bandas de fanfarra e uma visitação ao obelisco de dom João VI, no Jardim Suspenso do Palácio da Aclamação, às 16h, dão início às comemorações que se encerram no dia 31, com o lançamento do Festival - Pelas Mãos, pelos Toques, no Pelourinho.

Pedro Álvares Cabral atracou em terras brasileiras em 1500, mas foi somente em 1548 - quase 50 anos após a sua chegada - que o governo português atentou para a situação da Colônia. Até então, a conquista do território não havia sido efetivada e a presença portuguesa, ainda tímida, se restringia à região costeira.

Para impulsionar a colonização, o rei D. João III resolveu criar uma representação da Coroa no Brasil. O sistema serviria, entre outras coisas, para auxiliar as capitanias hereditárias, que enfrentavam dificuldades, e impedir a presença de corsários estrangeiros - principalmente franceses e espanhóis – no Brasil.

“A Coroa decidiu promover uma alteração da política colonial portuguesa, buscando, com a criação da Cidade do Salvador, impulsionar o crescimento, não só da Capitania da Bahia, mas das demais capitanias, cuja delimitação e entrega havia ocorrido cerca de 14 anos antes por todo o território”, explica o historiador e professor do departamento de história da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Dílton Araújo.

Seguindo as ordens do rei D. João III, Thomé de Sousa e cerca de mil homens - entre voluntários, marinheiros, degredados, soldados e sacerdotes - rumaram para as terras além-mar com a missão de fundar a cidade de Salvador, a cabeça da colônia do Brasil. A frota chegou às ordeiras águas do Porto da Barra em 29 de março de 1549, data que posteriormente foi adotada como da Fundação da Cidade, após muitas controvérsias entre historiadores.

2 Comments:

Cristiane A. Fetter said...

Amooooooooo essa cidade.

Parabéns Salvador.

Beijocas

Luiz Lailo said...

Subi neste elevador quando eu tinha 15 anos. Também passei em Feira de Santana e em Conquista. Naquela época meu pai era caminhoneiro e às vezes eu lhe fazia companhia.