sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Simon Bolívar


Simon Bolívar nasceu no dia 24 de julho de 1783 em Caracas, na Venezuela. O libertador devotou sua vida à luta pela independência do Norte da América do Sul. Em 1819, Bolívar expulsou os espanhóis de onde é hoje a Colombia, essa batalha foi considerada a mais ousada da história militar. Conduziu 2500 homens por um terreno tão acidentado que os espanhóis julgavam intransponível.
Bolívar chegou ao Peru em 1823 e prevaleceu sobre o governo real espanhol na Batalha de Junin, em agosto de 1824. Mas foi Sucre que assegurou uma vitória total, ao esmagar as tropas espanholas em Ayacucho, em dezembro de 1824. A guerra pela independência estava vencida.
Bolívar não conseguiu manter a confederação dos países da América do Sul. Por volta de 1830, Venezuela e Equador já haviam deixado a união, e Bolívar, percebendo que suas ambições políticas eram uma ameaça à paz regional, renunciou em abril do mesmo ano. Quando faleceu, em 17 de dezembro de 1830, ele estava deprimido, pobre, e havia sido exilado de seu país de origem, a Venezuela. Ele morreu de tuberculose em Santa Marta, na Colômbia.

2 Comments:

Luma Rosa said...

Que triste! Depois de tanta luta, morrer pobre e deprimido!
Baby, deixei recadinho pra você lá na sua postagem de participação da blogagem coletiva.
Boa semana! Beijus

Cris said...

Luma, obrgada e beijoss