
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Os três reis magos

Postado por Cris às 15:57 0 Fazendo a Diferença
sábado, 22 de dezembro de 2007
Origem do presépio
Postado por Cris às 14:40 3 Fazendo a Diferença
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Norton Nascimento
Fonte: Terra
Postado por Cris às 14:13 1 Fazendo a Diferença
A árvore de Natal
Postado por Cris às 13:40 0 Fazendo a Diferença
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
O Papai Noel
Postado por Cris às 11:39 0 Fazendo a Diferença
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
Natal
Postado por Cris às 17:34 0 Fazendo a Diferença
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
Agradecimento
Postado por Cris às 11:45 1 Fazendo a Diferença
Herança Gastronômica
Postado por Cris às 11:11 1 Fazendo a Diferença
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Eduardo VIII
Postado por Cris às 18:06 3 Fazendo a Diferença
domingo, 9 de dezembro de 2007
A História do Chá
Certo dia, quando o governador chinês passeava pelos seus jardins, pediu aos seus servidores que lhe fervessem água, enquanto descansava debaixo da sombra de uma árvore. Enquanto esperava que a água arrefece-se, algumas folhas vindas de uns arbustos caíram dentro do seu copo, atribuindo à água uma tonalidade acastanhada. O Imperador decidiu provar, surpreendendo-se com o sabor agradável. A partir deste momento ficou adepto do chá, induzindo o seu gosto ao seu povo.
Foi então que o chá começou a avançar para o Ocidente, através da Ásia Central e da Rússia. No entanto, só quando os portugueses chegaram ao Oriente, nos finais do século XV, é que se começou a conhecer verdadeiramente o chá.
Nesta época, as naus portuguesas traziam carregamentos de chá até ao porto de Lisboa, ponto de onde, a maioria da carga, era depois reexportada para a Holanda e a França. Portugal rapidamente perdeu o monopólio deste comércio, apesar de ter sido um sacerdote jesuíta português o primeiro europeu a escrever sobre o chá. No século XVII, a frota dos holandeses estava muito poderosa, dando-lhes vantagem.
Postado por Cris às 17:43 0 Fazendo a Diferença
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
A Praieira

- insatisfação dos liberais pernambucanos contra o domínio dos conservadores na política provincial;
- repercussão no Brasil dos ideais das revoluções de caráter liberal e antimonárquico que ocorreram na Europa em 1848;
- ressentimento populares contra o sistema latifundiário;
- ressurgimento de idéias antiportguesas.
A impressa teve papel relevante na revolta Praieira, cujo nome se deve ao fato do Diário Novo, jornal dos revoltosos, ser editado na Rua da Praia, em Recife.
A Praieira foi o movimento de caráter mais profundo e de maior participação popular de quantos ocorreram no Império. Apoiava-se em idéias de mudança política e social brm mais definidas do que os movimentos anteriorres, pretendendo, de acordo com o programa divulgado em 1849.
- voto livre e universal;
- liberdade de impressa;
- estabelecimento de brasileiros no comércio varejista ( antes controlado inteiramente pelos portugueses).
- independência dos pobres constituídos, sem submissão de um a outro;
- extinção do poder Moderador;
- reforma do poder Judiciário, de modo a garantir os direitos individuais.
A rebelião praieira foi o último movimento liberal a defender o modelo descentralizado de poder. Havia outras propostas, mais radicais, representadas por Borges da Fonseca e pelo jornalista e professor Antônio Pedro de Figueiredo
Fonte: História do Brasil, Olavo Leonel Ferreira.
Para saber mais: http://www.culturabrasil.pro.br/praieira.htm
Postado por Cris às 16:36 2 Fazendo a Diferença
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
O pretinho básico
Postado por Cris às 21:42 1 Fazendo a Diferença
Edgar Degas
Nos primeiros quadros, não hesitou em aplicar todas as teorias renascentistas sobre espaço e perspectiva, mas ampliou depois esses critérios, fazendo tentativas com planos e pontos de vista inusitados. O tema principal de suas obras se concentrou nas cenas cotidianas e íntimas do mundo feminino, tendentes à desmitificação da mulher. Isso lhe valeu críticas e o apelido de solteirão misógino.
De todos os impressionistas, Degas foi, tecnicamente falando, o que melhor se utilizou da fotografia. Também se interessou vivamente pelos quadros de Ukiyo-e japoneses, fato que se reflete ainda mais em suas últimas obras, quando, quase cego, só podia pintar com pastel. Suas obras se encontram nos museus mais importantes do mundo.
Postado por Cris às 19:23 1 Fazendo a Diferença
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Auto-de-fé

Os autos-de-fé consistiam em cerimônias mais ou menos públicas onde eram lidas e executadas as sentenças do Tribunal do Santo Ofício (instituição criada pela Inquisição no século XVI). Inicialmente havia dois tipos de autos-de-fé:
1. Os autos-de-fé que se realizavam no interior do Palácio da Inquisição ou num Convento, destinados exclusivamente aos "reconciliados" (aqueles que eram readmitidos no seio da Igreja e condenados a penas que iam desde penitências espirituais até à prisão e ao desterro;
2. Os autos-de-fé que se realizavam na praça pública onde eram condenados não apenas os "reconciliados" mas também os "relaxados" (aqueles que eram entregues à Justiça secular para execução da pena de morte.
Com o passar do tempo, os autos-de-fé passaram a constituir um grandioso espectáculo, realizado com grande pompa e segundo um cerimonial rigorosamente estabelecido. Assistiam a estas cerimónias não apenas as autoridades religiosas e civis (muitas vezes o próprio rei estava presente), mas toda a população da cidade que gritava em júbilo enquanto os condenados eram queimados vivos.
Fonte: Dicionário Temático de História
Postado por Cris às 18:13 1 Fazendo a Diferença
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Dia Internacional dos Direitos Humanos
Postado por Cris às 18:24 3 Fazendo a Diferença
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira
Postado por Cris às 15:43 2 Fazendo a Diferença
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
O manifesto comunista
Postado por Cris às 16:51 0 Fazendo a Diferença
1808 - O livro
Laurentino Gomes lança livro-reportagem sobre a história do Brasil, quando estudamos a história do nosso país nas escolas de ensino fundamental, não conseguimos avaliar o que a fuga da família real para cá, em novembro de 1808 tem de inédito. Em outro post, falei do princípe regente, contei um pouco da sua história pessoal, neste post quero falar mesmo do livro que o jornalista Gomes lançou, contando com detalhe o desenrolar dos fatos que levaram D. João a abandonar seu país e morar em um território colonizado. Gomes faz isso com uma linguagem simples, a ponto de conquistar milhares de leitores e se tornar o best seller brasileiro ainda este ano, o livro permanece na lista dos mais vendidos, uma das descobertas interessante do autor, por exemplo, os motivos que fizeram D. João VI chegar a Salvador, ao fim da longa viagem ao Brasil, em vez de se dirigir ao Rio de Janeiro, conforme planos iniciais da viagem. Tendo em mãos a transcrição integral dos diários de bordo dos navios britânicos, que acompanharam a corte até aqui, feita pelo historiador Kenneth Light, em 1995, Laurentino chegou à conclusão de que a vinda para Salvador, que havia sido a primeira capital da colônia, não teve nada a ver com mudanças de rotas emergenciais por causa de tempestades em alto-mar, mas com uma estratégia política do príncipe e seus assessores para angariar apoio financeiro e político para a Coroa Portuguesa no Brasil.
Essas e outras novidades vocês podem conferir lendo o livro, com certeza este faz a diferença
Postado por Cris às 16:28 0 Fazendo a Diferença
terça-feira, 27 de novembro de 2007
Klepsidra

Olhando os sites de revistas sobre História, encontrei a Klepsidra e a capa é realmente uma obra de arte, baseada no artigo A imagem da mulher feiticeira como expressão da diferença de gênero em Roma: os poemas de Horácio e Ovídio, Semíramis Corsi Silva parte da literatura dos famosos poetas romanos para identificar as funções sócio-culturais da magia e da feitiçaria na transição entre a República e o Império Romano. A autora mostra como estes poemas, escritos e lidos por homens romanos, foram elaborados como formas de veiculação moral de valores estabelecidos sobre a condição feminina para os próprios homens, destacando a construção de uma identidade masculina viril, racional e guerreira em oposição à imagem da natureza supostamente descontrolada das mulheres.
Postado por Cris às 17:25 1 Fazendo a Diferença
Emoticons
Postado por Cris às 16:20 0 Fazendo a Diferença
domingo, 25 de novembro de 2007
História do arco e flecha
Postado por Cris às 17:23 0 Fazendo a Diferença
Não pare esta mulher
Eu recebi essa imagem por e-mail, para que fosse repassado, eu nunca repasso nada por -email, não sei se existe algum mal intencionado por trás da boa vontade das pessoas, assim resolvi postar ela aqui, porque a intenção da campanha é legal, é para alertar as pessoas sobre o câncer ovariano.
O câncer ovariano é silencioso, portanto preste muita atenção nos sintomas:
* Atente para qualquer dor ou desconforto pélvico ou abdominal, vagos mas persistentes.
* Problemas gastrointestinais como gases, náuseas e indigestões;
* Vontade de urinar freqüente e/ou urgente, sem que tenha alguma infecção; * Perda ou ganho de peso inexplicável;
* Pelve ou abdômen inchados, entumescidos e/ou com sensação de cheio, cansaço anormal, ou mudanças inexplicáveis dos seus hábitos intestinais.
Se esses sintomas persistirem por mais de duas semanas, peça a seu médico uma combinação de exames pélvico/retal, exame de sangue CA-125 e ultrassom transvaginal. O exame de Papanicolau NÃO detecta câncer ovariano.
Postado por Cris às 16:34 0 Fazendo a Diferença
Peças arqueológicas pré-colombianas
Postado por Cris às 10:49 0 Fazendo a Diferença
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
O gládio
Postado por Cris às 17:08 0 Fazendo a Diferença
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Madre Joana Angélica
Postado por Cris às 11:12 0 Fazendo a Diferença
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
A velha a fiar
Postado por Cris às 10:50 0 Fazendo a Diferença
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Dia da Consciência Negra

Para a socióloga Antonia Garcia, doutoranda do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é importante que se conquiste o "Dia Nacional da Consciência Negra" "como o dia nacional de todos os brasileiros e brasileiras que lutam por uma sociedade de fato democrática, igualitária, unindo toda a classe trabalhadora num projeto de nação que contemple a diversidade engendrada no nosso processo histórico".
A comemoração do dia da Consciência Negra não é nova, ela já esta presente na nossa cultura a 3o anos, mas não era muito divulgada e nem respeitada, porém com a implantação da Lei 10.639 muitos municípios paulistas resolveram criar projetos que tornasse a data um feriado, mas isto não ocorre em todas regiões do país.
Para saber mais: http://www.unificado.com.br/calendario/11/con_negra.htm
Postado por Cris às 11:13 0 Fazendo a Diferença
domingo, 18 de novembro de 2007
Hino à Bandeira Nacional
Letra: Olavo Bilac
Salve, lindo pendão da esperança,
Recebe o afeto que se encerra
Em teu seio formoso retratas
Recebe o afeto que se encerra
Contemplando o teu vulto sagrado,
Recebe o afeto que se encerra
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Recebe o afeto que se encerra
Postado por Cris às 18:52 2 Fazendo a Diferença
A Bandeira do Brasil


Postado por Cris às 17:50 0 Fazendo a Diferença
sábado, 17 de novembro de 2007
Máquina de fiar
Postado por Cris às 11:54 2 Fazendo a Diferença
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Dia da Música
Hoje é o dia da música, poucas pessoas sabem mas a palavra música vem do grego "mousikê" e significa a arte das musas, desta forma temos também a poesia e a dança, elas sempre estiveram ligadas desde a antiguidade. Essas artes têm em comum o ritmo e afirmar uma data para seu surgimento é quase impossível, mas tudo começou com o desejo de extrair sons de instrumentos, formando ritmo e melodia. A falta de registros escritos é que torna-se impossível saber com precisão o nascimanto dessa expressão de arte. Sabe-se que o homem primitivo utilizava as mãos e pés para marcar ritmos em celebrações de guerra e rituais, mas não dominavam a tecnica de criar instrumentos musicais, mas através do ritmo das maos e pés surgem outros como uivo, assobio, gritos que comporam as musicas em sua forma mais primitiva. Na antiguidade, a música surge com carater religioso e predominava o recital de palavras e neste período os instrumentos também não faziam parte, porque o objetivo da música era comunicar. Entre os gregos a melodia também era muito simples porque eles ainda não conheciam as técnicas de combinação dos sons, neste período se usa a lira(instrumento musical semellhante a harpa), por isso o termo lírismo é usado até hoje na literatura. Entre os povos de origem semita, principalmente aqueles localizados onde hoje é a Arábia, havia uma outra função para a música: acompanhar a dança. Os judeus também utilizavam a música, assim como os chineses, sendo que estes eram mais avançados em relação aos instrumentos musicais - já possuíam inclusive o conceito de orquestra.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
A música abaixo é uma das minhas preferidas
Postado por Cris às 11:18 0 Fazendo a Diferença
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
O 15 de novembro

Hoje é feriado nacional, dia da Proclamação da República, eu tenho a impressão que as pessoas não têm muita noção quanto a importância desta data, fala-se do feriado, mas não se pensa no significado do ato histórico que marcou nosso país. Assim, numa tentativa de reduzir a oposição, o ministro Visconde de Ouro Preto elaborou um programa de reformas ( como sempre as famosas reformas) que incluía liberdade de culto, autonomia para as províncias, temporariedade do Senado, liberdade de ensino, entre outras medidas, isto em meados de 1889, para não confundirem com nosso dias porque não percebo muito as diferenças, parecem mediadas atuais não é verdade? e pasmem estas propostas visavam preservar a Monarquia, e como sempre foram vetadas pela maioria conservadora que constituía a Câmara dos Deputados.
O governo imperialista estava perdendo terreno nas suas bases econômicas, militares e sociais e as idéias republicanas não tinham ainda grande penetração popular, o povo não acreditava na monarquia mas também não tinham ideais republicanos, por este motivo não foi um movimento popular ou de participação das massas, o povo só assistiu ( aliás , o povo vivi assistindo as decisões que são tomadas em nosso país sem nenhuma reação), mas precisava-se de um líder republicano, então no Rio de Janeiro, os republicanos pediram ao Marechal Deodoro da Fonseca que liderasse o movimento que substituiria a Monarquia, assim, o golpe militar previsto para o dia 20 de Novembro foi antecipado, com uma falsa notícia(parece que a história foi ontem essas coisas de notícias falsas e bombásticas são muito antigas) que o Marechal Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant seriam presos.
O imperador D. Pedro II, estava em Petropólis e retornou ao Rio de Janeiro pensando que o golpe era apenas para substituir o ministério, sendo enganado e forçado a deixar o país.
Para saber mais: http://www.tg3.com.br/proclamacao/
Postado por Cris às 10:40 1 Fazendo a Diferença
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
O deus Baal

Postado por Cris às 16:48 1 Fazendo a Diferença
Nota de esclarecimento(2)
Postado por Cris às 15:12 3 Fazendo a Diferença
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Apocalypto
Postado por Cris às 17:35 0 Fazendo a Diferença
Pucca

Postado por Cris às 17:11 0 Fazendo a Diferença
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Deusa Ishtar
Para saber mais: http://paginas.terra.com.br/arte/rosanevolpatto1/deusaisthar.htm
Postado por Cris às 11:43 1 Fazendo a Diferença
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Os direitos humanos ( notícias)
A nova instância,solicitada pelo secretário-geral Kofi Annan em seu pacote de medidas para a reforma da ONU, terá sede em Genebra e estará integrada por 47 países em vez dos 53 da antiga comissão. Ainda que prossigam os critérios para uma distribuição regional eqüitativa,os membros do conselho serão eleitos pela Assembléia Geral por maioria absoluta (96 membros), em vez de maioria simples --uma medida destinada a evitar a presença na instância de países que desrespeitem os direitos humanos.
Fonte:http://www2.ibam.org.br/rededh/noticias.asp?task=mostrar&id=305
Postado por Cris às 11:00 0 Fazendo a Diferença
Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais(livro)
Fonte: MEC/Secad
Postado por Cris às 10:52 0 Fazendo a Diferença
terça-feira, 6 de novembro de 2007
O casamento

Postado por Cris às 15:13 0 Fazendo a Diferença
domingo, 4 de novembro de 2007
acidente radioativo
Postado por Cris às 11:16 0 Fazendo a Diferença
sábado, 3 de novembro de 2007
300

Direção: Zack Snyder
Gênero: Ação
Distribuidora: Warner Bros.
Estréia: 30 de Março de 2007
Sinopse: O filme contará a história de trezentos guerreiros espartanos que, liderados pelo bravo rei Leonidas (que será vivido por Butler), enfrentam o maior exército já reunido no mundo, formado por quase dois milhões de persas, no episódio que ficou conhecido como "A Batalha das Termópilas". ( não espere aula de história, é apenas um filme baseado em quadrinhos do americano Frank Miller e não em fatos historicos, mas é um filme interessante porque Miller os transforma num bando de kamikazes, que teriam decidido se sacrificar desde o começo para inspirar as outras cidades da Grécia a resistir ao invasor)
Postado por Cris às 16:54 0 Fazendo a Diferença
guerra do Peloponeso
Postado por Cris às 16:29 0 Fazendo a Diferença
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Dia de Finados

Desde o século I, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram.No século V, a igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.
No século X, a Igreja Católica instituiu oficialmente o Dia de Finados. A partir do século XI, os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) passaram a obrigar a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII, esse dia passou a ser comemorado em 2 de Novembro, porque 1o de Novembro é a Festa de Todos os Santos que celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.
Postado por Cris às 16:35 0 Fazendo a Diferença
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
HALLOWEEN - Dia das bruxas
Postado por Cris às 16:33 0 Fazendo a Diferença
terça-feira, 30 de outubro de 2007
A história do dente
Os dentes sempre causaram problemas de saúde nos seres humanos e em todas as culturas, o homem buscava alivio para as dores e para evitar as famosas caries. Pesquisadores americanos descobriram que na África, uma bactéria causadora da cárie infectou a boca de seres humanos há mais de 100 mil anos atrás; arqueólogos em suas escavações vêm ao longo do tempo encontrando objetos que revelam esta preocupação, como por exemplo, tabletes de argila sumérios feitos na Mesopotâmia usados entre os dentes para evitar a cárie( eles acreditavam que as cáries eram causadas por vermes) e na mesma região, encontraram palitos de metal que datam de 3.500 a.C.
Os primeiros dentistas eram na verdade médicos. O mais antigo que a história tem notícia é o egípcio Hesi-Re, eternizados no hieróglifos como " o maior médico que tratava dos dentes" , talvez o que criou a extração, indicada pelos diversos crânios banguelas que foram encontrados na mesma região.
Depois, na Grécia antiga, os hábitos de higiene bucal era parecido com os nossos ( herdamos essa cultura), resume na escovação com menta após as refeições criado por Diocles de Coristo, médico grego que viveu no século 4 a. C.
Com o passar do tempo a ciência foi evoluindo ate o Dr. Pierre Fauchard, médico francês, que publicou seus estudos no livro O Cirurgião Dentista(1728), obra que marcou o início da Odontologia no ocidente, Dr. Fauchard criou o pivô e a dentadura e a partir dele a medicina foi separada da odontologia. Dr. Fauchard foi apelidado de Pai da Odontologia Moderna.
Postado por Cris às 15:06 1 Fazendo a Diferença