quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O manifesto comunista


O Manifesto Comunista fez a humanidade buscar soluções para problemas como a miséria e a exploração do trabalho. Rumo à concretização do princípio, teoricamente aceito há 200 anos, diz que "todos os homens são iguais". E sublinhando a novidade que afirmava que os pobres, os pequenos, os explorados também podem ser sujeitos de suas vidas.
O manifesto comunista é um documento histórico e você pode encontrar na integra no site http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/manifestocomunista.html , vale a pena ler para entender fogo que acendeu a paixão da Liga dos Comunistas, reunida em Londres no ano de 1847 e que fez a diferença na ordem política da humanidade e que em 1848, mudou-se completamente o método de análise da sociedade, da luta de classes e da própria construção de uma sociedade socialista.O Manifeto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels, formularam uma nova concepção da História.
Por burguesia compreende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social, que empregam o trabalho assalariado. Por proletariado compreende-se a classe dos trabalhadores assalariados modernos que, privados de meios de produção próprios, se vêem obrigados a vender sua força de trabalho para poder existir. (Nota de F. Engels à edição inglesa de 1888)

0 Comments: