sábado, 22 de dezembro de 2007

Origem do presépio




As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a missa de Natal serviram de inspiração para que se criasse o presépio, que hoje é uma tradição na Itália, na Espanha, na França, no Tirol austríaco, na Alemanha, na República Checa, na América Latina e nos Estados Unidos.


Em 1223, (século XIII) um fato deu novo impulso à concepção do nascimento de Jesus: são Francisco de Assis organizou pela primeira vez a reconstituição da natividade de Cristo conforme a descrição contida nos evangelhos. Na igreja de Greccio, reproduziu o estábulo com a manjedoura onde Maria depositou seu filho. E como não poderia deixar de fazer, são Francisco colocou o boi e o burro ao lado de Cristo, pois o Natal deveria ser a ocasião para todos se alegrarem. A partir daí, estabeleceu-se o costume popular de montar o presépio durante o período das festividades natalinas.


Na Espanha, a tradição chegou pela mão do monarca Carlos III, que a importou de Nápoles no século 18. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século 19 e na França não o fez até inícios do século 20.




Fonte: Terra.com.br

3 Comments:

Adriana said...

Oi, Baby!

Eu sempre adorei presépios, acho lindo. Achei muito legal saber um pouco mais sobre a história que envolve essa tradição.

Beijos!!! Feliz Natal!!!

Adriana

Unknown said...

Ei querida,

mais uma vez trazendo conhecimento para nós... Passei aqui para desejar um Feliz Natal. Que ele seja cheio de alegria para você e sua família. Obrigado pela sua amizade. Estou considerando-a um presente adiantado de Natal que recebi esse ano. Adorei te conhecer.

Bjs.

ANDERSON said...

Oi Baby;
O "Fazendo a diferença" esta cada dia melhor. Parabéns
Deixei um presentinho em forma de postagem para você no meu blog.
Espero que goste .
Um grande abraço.