terça-feira, 25 de setembro de 2007

Albrecht Dürer (1471 – 1528)

As Quatro Bruxas, de Albrecht Dürer.1497(Dürer é o principal artista do Renascimento Alemão)

As gravuras do artista alemão Albrecht Dürer (1471 – 1528) do acervo brasileiro se encontram na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro desde o século XIX.
Albrecht Dürer viveu entre 1471 e 1528 e foi a figura central da renascença alemã. Estudou com o seu pai, um ourives húngaro que emigrou para a Alemanha, e em 1486 começou a pintar. Tornou-se aprendiz do pintor Michael Wolgumut com quem iniciou os seus trabalhos de gravura em madeira e cobre. Dürer inspirou-se nos trabalhos dos pintores dos dois maiores centros artísticos europeus (Itália e Holanda), mas sendo muito mais inovador. A partir de 1490 Dürer viajou bastante para estudar, passando nomeadamente por Itália e Antuérpia. Durante os dez anos após 1496, Dürer passou de um artista relativamente desconhecido para alguém com uma ampla reputação como artista e como matemático. Dürer continuava interessado em aprender com os italianos, mas desta vez não no domínio das artes, mas sim no domínio da matemática. Dürer foi um típico artista do renascimento. A sua nacionalidade alemâ e as suas longas estadias em Itália são um sinal de que o Renascimento não se confinou a Itália e que os artistas italianos exerciam uma enorme influência sobre o resto da comunidade artística europeia, dada a admiração que provocavam as suas obras de arte e também a sua formação clássica e matemática. Com certeza, mais um que fez a diferença na arte, na História, na vida

1 Comment:

Anônimo said...

OLá!!!
Gostei do Blog, muita informação interessante!!!
Mas, você me permite dar um palpite???
Eu sei que é difícil, muito difícil, porém eu juro que se escrevesse em estilo mais pessoal, mais dinâmico, seu blog seria mais atrativo.
Tentar se livrar dessa "cara de relato histórico" e transformar seu conteúdo, que é muito bom, em história!!!

Se quiser me responder:
diegodolago@gmail.com

No mais, passarei sempre por aqui pra ler algo...

Abraço!!!
Boa sorte!!!