domingo, 27 de setembro de 2009

"Viu passarinho verde"


As cartas de amor deram origem a frase. A expressão "viu passarinho verde" é empregada para aqueles que, demonstram alegria. O verde é a cor da esperança e da paz. De acordo com o folclorista Luís da Câmara Cascudo, no livro Locuções Tradicionais no Brasil, a tal ave era o periquito, muito usado para levar no bico mensagens trocadas por casais. Assim, avistar esse animal seria "identificar o alado pajem confidencial dos segredos"(Livia Lombardo). Há ainda uma lenda do século 19, conta que alguns românticos rapazes do século passado adestravam o bichinho para que ele levasse no bico uma carta de amor para a namorada. Assim, o casal de apaixonados tinha grandes chances de burlar a vigilância da família. Por isso quando a moça ou rapaz estão apaixonados, as pessoas dizem logo. "humm viu passatinho verde".
A expressão também deu origem a música Periquitinho Verde interpretada por Dircinha Batista e fez sucesso em 1937, autoria de Nássara e Sá Róris.

Periquitinho Verde
Dircinha Batista

Meu periquitinho verde
Tire a sorte por favor
Eu quero resolver
Este caso de amor
Pois se eu não caso
Neste caso eu vou morrer

O que eu não quero
É depois de me casar
Ouvir a filharada
Noite e dia a me amolar
Pois eu juro que não tenho
Paciência de aturar
"mamãe eu quero mamar"

3 Comments:

A D R I A N A said...

Você falou de mascote do Bahia, mascote de Copa do Mundo e agora coloca foto de um periquito e não fala do Palmeiras???? Que absurdo!

Troque essa música abaixo do post por "O Amor é Verde" do Moacyr Franco:

O amor é verde
Branca é a razão
Eu plantei Palmeiras no coração
Para a natureza se eternizar
Hasteou o Palmeiras em seu altar
E esse amor imenso,
Flor da emoção
Um jardim suspenso pela paixão
Todo dia eu sou campeão

Melhor, hein!?

Baby, brincadeiras à parte, adoro a leveza que você usa para trazer informações e curiosidades através do blog!

Saudades suas! Ok... saudades do Goku também!

Cris said...

Adriana rsrsrsrs já postei sobre seu Palmeiras bjos

Teresa Cristina said...

KKKKKKK....entrei aki pra fazer comentário e me deparo com Adriana, pense essa menina é divertida por demais.
Nossa a história do passarinho verde não conhecia apesar de já ter ouvido esta expressão, gostei da fórmula usada pelos moços de antigamente pra burlar os coroas da época,kkkkk.....além de romanticos eram criativos.
Tudo de bom pra ti^^
Fica na Paz!
Bjs
*tem selinho pra vc lá no blog*