quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Quem foi J. Carlos?


Caricatura de J. Carlos que mostram figuras populares do Rio nos anos 20: o tema é música
Fonte: J. Carlos 100 anos, Rio de Janeiro. Finarte ( Instituto Nacional de Artes Plásticas), 1984, p. 25

José Carlos de Brito e Cunha nasceu na cidade do Rio de Janeiro no bairro de Botafogo em 18 de junho de 1884, vindo a falecer nesta mesma cidade em 2 de outubro de 1950.

J. Carlos é a essência da caricatura, sendo o maior expoente desta arte em nosso País na primeira metade deste século. Sua vastíssima produção abrange desde ilustrações de texto, letras e alfabeto, publicidade, histórias em quadrinhos, charges, portrait-charges, caricaturas, vinhetas, capas de revistas e livros infantis, além de ter realizado texto para teatro. A complementar tudo isso as legendas sempre sintéticas mas de profundo senso filosófico que além de provocar o riso levavam o leitor a refletir e a desenvolver um pensamento crítico.

Trabalhou intensamente na imprensa, tendo publicado nos principais jornais e revistas de sua época, entre eles destacamos: O Malho, O Tico-Tico, Ilustrações Brasileiras, Para Todos, Fon-Fon, Careta, O Tagarela e O Cruzeiro.

Hoje J. Carlos é reverenciado com o nome em uma rua do Jardim Botânico, um busto em praça pública no mesmo bairro e o nome de uma escola municipal em Irajá, tendo ainda uma medalha em sua homenagem, um broche em cerâmica com a imagem da "Melindrosa" e a decoração da cidade no carnaval de 1970 baseada em-sua obra.

J. Carlos teve ainda participação destacada em eventos ligados ao desenho de humor contemporâneo, como as exposições Só Riso na VilIa, Centenário da República e o Centenário do Futebol, nas quais foi capa de catálogo. Foi homenageado com salas especiais nos seguintes salões de humor: Salão Carioca de Humor 1988, Salão de Humor de Juiz de Fora/MG 1989, Salão de Humor de Maceió/AL 1989, Salão de Humor do Recife/PE 1989, I Encontro Brasil Portugal de Humor/Lisboa 1989, Salão Internacional de Humor de Piracicaba/SP 1989, I Salão Carioca Internacional de Humor/Rio 1991, Encontro de Humor Brasil Costa Rica/San José 1991, Encontro de Humor Colõmbia/Bogotá 1992 e Encontro de Humor Brasil Chile/Santiago 1994.

JORGE DE SALLES
Curador do Atelier Carioca de Humor

2 Comments:

Victoria said...

Estas caricaturas me traen recuerdos porque son muy parecidas a las que tenia mi abuelo de su padre que trajo cuando emigró a Cuba,me encantan,gracias por compartir.besos

Cris said...

Gracias Victoria

besos

Obrigada por sua presença aqui neste cantinho