quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tricolor de aço

Mascote do Bahia


A pedido do amigo Manoel Trajano, estou aqui para falar um pouco do Tricolor de Aço.

O Esporte Clube Bahia, também conhecido por simplesmente Bahia ou pelos apelidos Tricolor de Aço, Baêa, Esquadrão de Aço, Espanta Tabu, Tricolor da Boa Terra, Campeão dos Campeões e Bahiaço, é um clube de futebol da cidade de Salvador, estado da Bahia. Foi fundado em 1º de janeiro de 1931 e atualmente está competindo na Série B do Brasileirão, além do Campeonato Baiano e da Copa do Brasil. Seu rival é o Vitória, com quem protagoniza o clássico conhecido como Ba-Vi, o mais conhecido do Norte-Nordeste
Famoso pelo grande número de torcedores, que costumavam lotar a Fonte Nova (desativado), local onde mandava suas partidas, mesmo quando estava em divisões inferiores, o clube tem uma das maiores torcidas do Brasil. Agora com o novo Estádio de Pituaçu desde o começo e 2009, o Tricolor continua mostrando ter uma torcida bem fiel, mantendo uma média de 14.000 torcedores por jogo. Ao todo, já tiveram 18 jogos realizados pelo Esquadrão em Pituaçu, e lá ele apenas perdeu uma, e empatou duas, totalizando então incríveis 15 jogos vencidos pelo Bahia até então (até o jogo Bahia 4 á 0 ABC, em 6 de junho de 2009), comprovando a grande força da torcida tricolor.

Suas maiores conquistas são a Taça Brasil de 1959, tornando-se o primeiro campeão nacional ao derrotar o Santos FC, e o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1988, agora já organizado pela Confederação Brasileira de Futebol. E foi com este último campeonato vencendo o Internacional de Porto Alegre que garantiu sua vaga na Taça Libertadores da América de 1989 e obteve seu melhor resultado chegando às quartas-de-final. É, portanto, além do Sport Recife, o único time do Norte-Nordeste com dois campeonatos nacionais. Com o eventual reconhecimento da Taça Brasil como Campeonato Brasileiro pela CBF, tornar-se-á bicampeão brasileiro, o que já reconhecido pela sua torcida.
Fonte: Wikipédia

5 Comments:

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano said...

Valeu,obrigado!!!Que Legal!!!
Só pediria uma imagem do SUPER-HOMEM que é nosso mascote mesmo.Esse da foto deve ser o Clark Kent antes de tocar a musica do hino tricolor....rsss...Obrigado...Abraço..Gostei!!!

Unknown said...

Amigos, venham conhecer o novo blog que estou inaugurando hoje, o link é:
http://crescerdatrabalho.blogspot.com/

Espero por vocês lá.
Beijos

Cris said...

Jeanne obrigada pelo convite e parabéns pelo novo blog está lindo. Bjos

Manoel achei este mascote tão bonitinho (rsrsrs) mas este bonequinho foi vendido como mascote do Bahia, fazer o que não é?? rsrsrs

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano said...

Cris,ele é lindo,mas o oficial é o SUPER-HOMEM.O do São Paulo é o vovô,do Palmeiras o PORCO,do Sport o LEÃO e do Vitorinha aqui da Bahia é O leão que ta mais para gatinho,rsss. Bjao!

Cris said...

Manoel, vitorinhaa? gatinho, kkkk deixa eles lerem issso, rsrsr