terça-feira, 21 de julho de 2009

Patrimônio em perigo

Cidade em risco
Fundada em 1735 e antigo centro de mineração, Traíras (GO) está por um triz. Praticamente todas as edificações da cidade correm risco de desabar.
Juliana Farias

Não é só um prédio ou um monumento. É praticamente a cidade inteira. Com tantas construções caindo aos pedaços, o vilarejo de Traíras, no norte de Goiás, é um verdadeiro patrimônio em perigo. Fundada em 1735 pelo português Manoel Tomar, o lugar era o principal centro de mineração da região. Foi sede de uma das poucas casas de fundição da província, e até pelo menos 1800, quinze mil garimpeiros chegaram a circular por ali.

“Atualmente, esse arraial é o retrato do descaso brasileiro pela História. Só existem os restos de paredões e algumas casas, que ainda resistem de pé graças ao empenho de alguns moradores, que esperam receber indenização do governo como reconhecimento pela conservação”, denuncia a escritora goiana Sinvaline Pinheiro.

Da igreja do Rosário, tombada pelo Iphan em 1955, com parecer de Carlos Drummond de Andrade, só ficou uma parede de meio metro de espessura, cercada de muito mato e de um chiqueiro de porcos. Enquanto promessas e projetos de políticos não saem do papel, os poucos moradores que ainda sobrevivem ali lutam para suas casas não tombarem de vez.

Fonte:Revista da Biblioteca Nacional

0 Comments: