sábado, 25 de abril de 2009

Cinema, Mitologia e Literatura Grega


Ao longo de mais de 2.500 anos, Helena de Tróia passou por inúmeras representações, tanto no cinema como na literatura, despertando até hoje interesse em torno de sua figura. Pensando nisso a Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) da PUC-SP desenvolveu o curso "Cinema, Mitologia e Literatura Grega: Helena de Tróia em Fotogramas e Fragmentos".

O objetivo é analisar, a partir de diferentes perspectivas, algumas caracterizações de Helena de Tróia em textos fundamentais da tradição ocidental - como a Ilíada e a Odisséia, de Homero, os Elogios de Helena, o de Górgias e o de Isócrates, e a Helena de Eurípides - e em filmes de renomados diretores dos cinemas europeu e americano. A partir de excertos de textos e filmes, será investigada a permanência de traços marcantes de Helena de Tróia, a fim de interpretar as alterações na construção, na passagem do texto à tela, das imagens desta mulher.

O conteúdo programático foi dividido em três tópicos. O primeiro trata de Helena de Tróia como personagem individualizada, cuja "fama do nome" vem da Grécia ao século XX; o segundo, da análise da figura de Helena como metáfora da própria mulher; e o terceiro da relação entre desejo (eros) e discórdia (eris) - neste âmbito serão examinadas, ainda, representações no romance Helena, de Machado de Assis, e em alguns poemas do século XX.

O curso tem início dia 25 de abril, com carga horária de 24 horas, divididas em seis encontros, sempre aos sábados, das 8h30 às 17h30, na Unidade COGEAE Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br
Fonte: História Viva

0 Comments: