domingo, 14 de dezembro de 2008

Ponte Rio-Niterói


Uma vez eu estava na Net e um amigo me passou um link onde aparecia a ponte Rio-Niterói na camera e ao vivo, fiquei horas admirando o vai-vem dos automóveis, me senti boba e ao mesmo tempo encantada com sua estrutura, hoje decidi fazer uma homenagem a esta ponte, que por sinal é uma das mais bela do Brasil.
O seu nome verdadeiro é Ponte Presidente e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, sua construção teve inicio em 1968, passou por diversos transtornos próprios de obras públicas que dependem da verba e de organização política de um Estado. Por isso, teve duas empresas de construção, a primeira construtora contratada sob licitação, CCRN – consórcio Construtor Rio-Niterói, teve o contrato rescindido em Janeiro de 1971, após período de paralisação. A segunda, a construtora estatal ECEX – Empresa de construção e Engenharia de Obras Especiais, sob o consórcio “Construtor Guanabara”. Assim em 04 de Março de 1974, a ponte foi inaugurada. Sua localização exata é na rodovia BR-101, passando a Baía de Guanabara, ligando as duas cidades: Rio de Janeiro e Niterói.
A Ponte já serviu de cenário para filmes e novelas, as novelas que mais destacaram a construção, “Por Amor” de 1997, e a recente “Beleza Pura” de 2008, foram feitas pela TV Globo, tendo a cidade de Niterói com um dos cenários da trama. Quando a ponte engarrafa causa danos aos horários de seus usuários, e na passagem para a cidade de Niterói é cobrado pedágio.

0 Comments: