segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A história de papai Noel


A história de papai Noel é inspirada na lenda de São Nicolau. Ele era um bondoso homem que viveu na região da Turquia em 280 d.C.. Conhecido pro sua bondade e generosidade Nicolau se preocupava com seus semelhantes e procurava ajudar a todos, principalmente os mais pobres. Foi dele a idéia de arrecadar donativos no Natal para aliviar os mais necessitados, assim ele arrecadava comida, roupas e brinquedos.Nicolau ingressou para o seminário e doou todos os seus bens.Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A história de NIcolau tornou-se conhecida, porém ela acabous endo misturada com a lenda da Escandinávia na qual um mago bondoso, que vivia em uma floresta,na época do Natal presenteava as crianças comportadas.Este mago passou a ser representado pela figura de um velhinho, com grande barba branca e olhar sereno. Com o passar do tempo esta lenda ganhou o mundo e passou a fazer parte do imagináio infantil.
Nos anos 30, a figura do Papai Noel, tornou-se popular mundialmente, com as mesmas características que encontramos hoje em dia: as famosas roupas vermelhas. Isso ocorreu devido a uma campanha publicitária encomendada pela Coca-Cola para a época do Natal, as roupas vermelhas são as mesmas da marca. A campanha obteve um êxito tão grande que desde então a figura do papai Noel passou a ser representada com as roupas vermelhas.

0 Comments: