sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Ramsés II


Faraó do Egito (1194-1163 a. C.) da vigésima dinastia, nascido Usermaetré Meriamon em Tebas, famoso por suas grande vitórias marítimas e contra os povos da Ásia Menor e por estar ligado, segundo a bíblia, à opressão e êxodo dos hebreus. Na história aparece como um dos grandes conquistadores, juntamente com Tutmés I e III, da XVIII dinastia, e Ramsés II (XIX dinastia).
Ramsés foi um dos maiores faraós que o Egito já teve. Governou por 70 anos, talvez nenhum faraó tenha governado tanto. Foi um grande construtor e um grande lutador. Ficou famoso por causa da grande batalha de Kadesh.
O soberano egípcio queria tomar posse de terra que pertencia aos Hititas, chamada Kadesh, pela qual passavam as rotas mercantis para o Oriente. Para isso, liderou um exército enorme visando conquistá-la. Essa região na Síria, desde do faraó monoteísta Akhenaton, sofria com as tomadas de posse dos hititas e as retomadas dos egípcios.
Ramsés, ao completar 10 anos de idade, foi nomeado como comandante-chefe dos exércitos do seu pai, Set I, e aos 14 anos o jovem príncipe recebeu permissão para participar ao lado do faraó Set de combates na Líbia. Os dois conseguiram tomar a cidade hitita de Kadesh por um breve período, mas os inimigos a recuperaram logo que retornaram ao Egito. Antes da morte do seu pai, Ramsés, o novo faraó, jurou retomar Kadesh.
Das grandes construções que realizou, são conhecidos seis templos na Núbia, dois deles escavados na rocha, em Abu Simbel, com quatro estátuas colossais do rei. A leste do delta do Nilo, fundou a cidade de Pi-Ramesse ou casa de Ramsés, famosa por sua beleza e localizada de forma a facilitar as campanhas na Ásia. Em Tebas, concluiu o templo funerário de seu pai e construiu outro para si mesmo, atualmente conhecido como Ramesseum.

4 Comments:

Adriana said...

Oi Baby, dá uma passada lá no meu blog (espírita na net - postagem do domingo) e vê a surpresinha que deixei para vc, espero que goste! ;)


Beijos...

Cristiane A. Fetter said...

Oi Baby, vim aqui conhecer o seu blog e te parabenizar pelos selos recebidos pela Adriana.
Abraços

Cris said...

Drii, beijos no seu coração, obrigada pelos selos e pelo seu carinho, maior pêmio é a sua amizade com certeza...
Cristiane, quase xar[a rss, vou ver seu blog, e desde já obrigada por me visitar, beijos fraternos

Unknown said...

Olá minha amiga,

desculpe andar meio sumido, mas é que ando com os pensamentos nas nuvens... às vezes faço a postagem do dia pensando em entrar nos blogs dos amigos. Quando vejo o dia já acabou e não fiz o que tinha proposto. Todavia estou passando aqui para te dar um abraço e mais uma vez parabeniza-la pelo ótimo trabalho.

Bjs.