quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Cultura Japonesa


Esta foto é de uma rodovia no Japão em pleno final do inverno, perto de Tokyo. A cultura japonesa é muito rica, assim, podemos pensar na influência que os imigrantes japoneses tiveram na nossa cultura.






Os japoneses trouxeram recentemente várias contribuições, que vêm sendo introduzidas na cultura popular. Os nipônicos nos legaram o folclore das flores, dos frutos, da morte, e ainda o "sushi" e "sashimi", pratos muito apreciados hoje em dia, além das artes marciais.
Em 18 de junho de 1908, o vapor Kasato Maru de 10.000 toneladas, aportou em Santos, transportando 781 imigrantes lavradores contratados para as fazendas de café. Vindos do interior, na cidade de São Paulo os japoneses exerceram funções de copeiros, jardineiros, motoristas particulares, alfaiates, tintureiros, dentistas e fotógrafos. O auge da imigração japonesa se deu nos anos 30. Até o início da Segunda Guerra, perto de 190 mil imigrantes deram entrada no Brasil e, hoje, estima-se que a colônia japonesa totalize cerca de 1,2 milhões, incluindo descendentes de segunda, terceira e quarta gerações e constituindo na segunda maior concentração de imigrantes.

0 Comments: