domingo, 14 de fevereiro de 2010

Livro do mês

O Grande Irmão - Da operação Brother Sam aos anos de chumbo. O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira - Carlos Fico



(www.record.com.br)

“Quando a maior parte dos parlamentares abarrotou o escritório do terceiro andar, o presidente Ranieri Mazzilli acabava de ser empossado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ribeiro da Costa. Eram 3h30 da manhã de 2 de abril. O arremate final havia sido dado ao golpe de estado”. Assim Robert Bentley, funcionário da embaixada americana em Brasília e testemunha ocular dos eventos, narra de dentro do palácio presidencial o dramático desfecho do governo Goulart e o começo da ditadura.

O relato está em uma das quarenta e três caixas de documentos do Departamento de Estado dos EUA que, junto com outro material inédito de vários setores da administração americana, constituem a fonte que Carlos Fico examinou, com rigor e paixão de pesquisador, para oferecer um quadro vivo da participação do Grande Irmão na derrubada de Jango e na instauração do regime militar no Brasil. Embora já conhecida, essa participação é esquadrinhada aqui com a ajuda da interessante documentação e estudada em sua evolução. Da Operação Brother Sam, cujo esquema é preparado desde 1963 e montado com a conivência de militares brasileiros, até os anos do AI-5 e da tortura, quando o apoio americano se torna mais discreto e pragmático.

A narrativa, que vai de 1963 a 1973, acompanha o Brasil de Castelo Branco, Costa e Silva e Médici na sua parceria com os EUA de Kennedy, Johnson e Nixon. As inevitáveis limitações da obra, assinaladas pelo próprio autor na apresentação, poderão estimular a pesquisa brasileira sobre o tema, pois, como ele mesmo lembra, “além de brazilianists, precisamos de americanistas”.

(Marcello Scarrone)

Fonte: biblioteca Nacional

0 Comments: