quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Alerta: Patrimônio em perigo


Na cidade Canavieiras (BA), Solar da Família Carneiro está longe de cumprir o desejo de sua antiga proprietária.
Bernado Camara

Quando percebeu que sua vida chegava ao fim, Anísia Carneiro pegou um papel e deixou registrada a vontade de seus pais: transformar sua casa em museu. Anísia se foi, e o Solar da Família Carneiro, erguido na década de 1920 e doado à prefeitura de Canavieiras (BA), foi deixado de lado.

O casarão pertenceu ao tenente Basílio Carneiro, membro da extinta Guarda Nacional. Quando foi construído, chamava atenção por sua pompa. Hoje, continua atraindo olhares. Mas pela decadência. “O solar está em estado de ruína absoluta. Inclusive uma vegetação já está se manifestando em volta”, lamenta o garimpeiro Fernando Reis, que mora a alguns metros dali.

Fernando diz que a prefeitura de Canavieiras nunca se interessou pelo imóvel. Segundo ele, um desperdício, pois não precisaria muito para transformá-lo num museu. “Já era um museu pronto, com mobiliário, piano, louça, fogão a lenha, painéis primorosos pintados a óleo”, lista. “Era uma exposição detalhada sobre o estilo de vida da antiga aristocracia da região do cacau”.

Com o descaso, as peças que compunham a casa foram sumindo, e hoje ela está às moscas. O garimpeiro lembra que a cidade já passou pelo ciclo do cacau, do garimpo, e hoje paga suas contas com o turismo. “Como pode, então, o abandono desse patrimônio histórico?”, questiona, ao frisar que, se o poder público está parado, é por puro comodismo: “A prefeitura fica à distância de um grito daqui”.


Fonte: Revista da Biblioteca Nacional

0 Comments: