sábado, 24 de outubro de 2009

Dicas para o vestibular

Para ajudar os colegas que vão fazer vestibular achei no site: HISTORIANET, a prova da UMC.

vestibular da UMC - Universidade de Mogi das Cruzes
O vestibular da UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, realizado em junho de 2003, contou com uma redação e 20 testes de conhecimentos gerais, sendo 4 de História.

Resolução do HISTORIANET

13- As revoluções burguesas localizadas entre o final do século 17 e o final do século 18 foram fundamentais para que o Sistema Capitalista criasse condições políticas para o seu pleno desenvolvimento na Europa Ocidental. Entre as alternativas abaixo indique a mais significativa revolução burguesa do final do século 18
a) Revolução Gloriosa
b) Revolução Francesa
c) Revolução dos Cravos
d) Revolução dos Boxers
e) Revolução Cultural
Resposta: B
Resolução: Das alternativas apresentadas, duas (Gloriosa e Francesa) podem ser consideradas como revoluções burguesas e se enquadram no período descrito; e apenas uma, a Revolução Francesa, ocorreu no final do século 18, eliminando o Antigo Regime no país.

14- A colonização portuguesa no Brasil perdurou quase 300 anos. A forma de colonização foi denominada pela historiografia como Antigo Sistema Colonial. Entre as alternativas abaixo assinale as características desse sistema.
a) Escravidão, produção para o consumo interno e minifúndios
b) Trabalho assalariado, produção industrial e exportação
c) Escravidão, agroexportação e latifúndio
d) Trabalho assalariado, agroexportação e latifúndio
e) Escravidão, produção industrial e exportação

Resposta: C
Resolução: O Antigo Sistema Colonial foi imposto pela metrópole a colônia pelo pacto colonial e possuía uma estrutura básica, formada pelo latifúndio, monocultura, voltada para exportação (exclusivamente para a metrópole ou segundo seus interesses) e trabalho escravo.

15- O final da Ditadura Militar no Brasil (1964/1985) foi marcado por um movimento popular e político-partidário que aglutinou diversas forças políticas durante o seu processo. Foi um movimento que levou milhares de pessoas às ruas conclamando a redemocratização do Brasil, Assinale entre as alternativas abaixo o nome desse movimento.
a) Movimento dos "Cara Pintada"
b) Movimento pelas Diretas-Já
c) Greves do ABC paulista
d) Guerra de Canudos
e) Revolta da Armada

Resposta: B
Resolução: Desde o final de 1983 se iniciou um movimento para a realização de eleições diretas para Presidente da República no Brasil, que pretendia ampliar a idéia de redemocratização. No ano anterior os governadores estaduais haviam sido eleitos pelo voto direto. Em 1984 esse movimento se ampliou e envolveu diversos partidos políticos e várias entidades da sociedade civil, apoiando uma Emenda Constitucional que possibilitaria as eleições presidenciais.

16- A sociedade Feudal é considerada uma sociedade estamental, profundamente marcada pelo domínio da nobreza rural européia que, além de dominar os meios de produção, detinha o poder político.Sobre a sociedade feudal é correto afirmar que era basicamente dividida entre
a) senhores e servos.
b) patrícios e plebeus.
c) burguesia e proletariado.
d) clero e servos.
e) democratas e conservadores.

Resposta: A
Resolução:Existem duas visões nos livros de história sobre a sociedade feudal, uma a considera dividida em duas classes antagônicas - senhores feudais e servos. Outra, considera a existência de três camadas, incluindo o clero como uma camada intermediária. Vale lembrar que, apesar de características peculiares, o clero era formado por homens de origem nobre (alto clero) ou de origem servil (baixo clero).
Links acrescentados pelo HISTORIANET

3 Comments:

Jeanne said...

Tem um selinho para ti lá no blog, é com muito carinho que te ofereço, esteja à vontade se não quiseres repassar.
Beijos :)

Adriana Arndt said...

Baby! Saudades suas! E que saudades da época do vestibular, da faculdade... Apesar de ter prestado um curso da área das Exatas, História foi minha maior média na primeira fase do vestibular, e olha que arrancar algo acima de "8,0" dos corretores da Unicamp não é fácil! E caiu Feudalismo na minha prova, o que me ajudou muito, pois é algo que, na minha opinião, é "feijão com arroz"; não tem como errar! Outro tema "fácil" é Guerra Fria. Revolução Russa e Ditadura Militar já embolam a minha pobre mente, rs.

Fique bem. Cuide-se. E mande um aceno de longe ao Off, por favor!

Cris said...

jeanne obrigada pelo selinho, bjosss

Dri querida obrigada pelo carinho, e estamos por aqui, qualquer coisa é só gritar... bjoss