sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dia das Mães


Para homenagear a minha mãe querida, resolvi postar algo que tenha a ver como minha paixão, e a minha paixão é a História, então pesquisei um pouco sobre a origem e tradição dos Dias das Mães.
Muita gente pensa que é uma data criada pelo comércio para aquecer as vendas, pasmem! a origem da comemoração desta data foi encontrada na Grécia Antiga. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens à deusa.
Os romanos também não ficaram atrás, eles eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, por isso faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias ( entre 15 a 18 de março) e era feita em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.
Porém, a comemoração tomou-se cristã nos primórdios do cristianismo.Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Fontes:
Pesquisa de Daniela Bertocchi Seawright para o site Terra
Norman F. Kendall, Mothers Day, A History of its Founding and its Founder, 1937.
- O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, S.P., 1995.
- Revista Vtrine - artigo - Abril, S.P., 1999

0 Comments: