domingo, 4 de janeiro de 2009

A família monstro

Essa família não é do meu tempo, mas tive o privilégio de assitir em TV a cabo e resolvi fazer uma homenagem, já que essa série faz parte da história da Tv Americana, muito interessante espero que goste.


Ficha-Técnica

Título: Os Monstros (The Munsters, EUA - 1964/66)
Direção: Norman Abbott e David Alexander.
Produção Executiva: Irving Paley
Criação: Norm Liebmann, Ed Haas, Al Burns e Chris Hayward
Com: Fred Gwynne (Herman), Yvonne DeCarlo (Lily), Butch Patrick (Eddie), Al Lewis (Vovô), Pat Priest (Marilyn).
Música: Jack Marshall
Nº de Episódios: 70 - Preto e branco
Tempo de Duração:
30 minutos
Dublagem: Herbert Richers

A Série


Uma família formada por criaturas horripilantes, mas de grande coração e muito engraçada. Humor-negro que não metia medo algum, apenas divertia.

A Origem

Os atores Fred Gwynne e Al Lewis vieram da série Car 54, Where Are You?. diretor de criação da Universal Studios, Jerry Hensler, sugeriu o roteiro de Os Monstros à dupla de atores e após uma apresentação à agência publicitária Grey Advertising, o projeto conseguiu um patrocinador. Em 1963 o piloto da série foi filmado, a cores, utilizando os mesmos cenários de Psicose de Alfred Hitchcock. Esse mesmo episódio seria então refilmado com o elenco oficial e estreou na CBS americana em 24 de setembro de 1964, escrita e produzida por Joe Connelly e Bob Mosher, tornando-se um grande sucesso.

Chegando aos lares americanos numa época em que personagens de terror clássico estavam em alta, vê-se um humor inteligente, às vezes ácido, satirizando o "american way-of-life" e criticando o não-conformismo (que culminaria com os movimentos de contra-cultura do final dos anos 60).

A Família Monstro

A série apresenta uma adorável e original família, muito unida, cujos membros são horripilantes aos seus vizinhos. A família Monstro reside numa imponente e assustadora mansão na Mockingbird Lane, 1313, em Mockingbird Heights. O endereço fictício deu trabalho aos correios americanos na época, com milhares de cartas que eram escritas pelos fãs. As cartas eram enviadas então aos estúdios da Universal, onde a série era produzida.

O patriarca dos Monstros é o simplório e, muitas vezes bobalhão, Herman, cuja figura medonha se assemelha ao Frankenstein caracterizado por Boris Karloff no cinema, mas que na verdade é devotado à família, bom marido e bom pai. Herman foi criado pelo Dr. Frankenstein e adotado por uma família inglesa de sobrenome Monstro. Trabalha na casa funerária Gateman Goodbury & Graves. Seu principal passatempo é ouvir discos de Pat Boone e Don Pixote(!).

A mulher de Herman é Lily Drácula Monstro, uma vampira dona-de-casa, prestativa e mais inteligente que o marido.

O casal tem um filho, Eddy (Edward Wolfgang Monstro), um garoto de 10 anos de idade que não possui amiguinhos devido sua aparência, que lembra um pequeno lobisomem de uniforme. Carrega sempre o seu boneco de estimação, um lobinho. Matriculado na 5ª série, já ganhou várias competições em provas de corrida.

O pai de Lily também mora com a família: o Vovô, que tem mais de 300 anos. Na realidade ele é o próprio Conde Drácula transformado em cientista maluco - possui até um laboratório em casa. É também mágico e tem poderes paranormais (ele avisa quando o telefone está para tocar). Não é casado, mas o vampiro já teve mais de 16 mulheres. O Vovô é o responsável por algumas das melhores seqüências da série. Sempre se metia em confusão quando tentava ajudar com suas poções mágicas, que variavelmente davam errado.

O último membro dessa adorável família é Marilyn, sobrinha de Lily, uma jovem doce e educada que é diferente dos demais Monstros: sua aparência é normal, como a de qualquer humano. Por isso, a clã tem pena dela, considerada o "patinho feio" da família (!). Tudo que Marilyn almeja é um namorado. E até consegue vários, pois aos olhos deles, ela é uma garota belíssima. Mas os rapazes desistem quando conhecem a família da moça.

Tão importante como os membros da família, são os automóveis dos Monstros: o carro de Herman e o carro do Vovô, que não passava de um grande caixão sobre um chassi. Esses veículos foram criados pela Kustom Kar King de George Barris, que também criou o Batmóvel e o carro dos Monkees.

A família também possui alguns animais de estimação que esporadicamente aparecem: um gato (que ao invés de miar, ruge), um morcego, e um outro animal que vive debaixo da escada, mas que nunca aparece. Apenas é ouvido - não se sabe qual sua espécie.

Os episódios dos Monstros geralmente apresentam as dificuldades dessa família tão diferente tendo que lidar com uma sociedade que os considera assombrosos, horripilantes, onde todos fogem deles como se fossem criaturas apavorantes e perigosas. Mas na realidade eles são inofensivos, bondosos e só querem ser amigos. Os Monstros agiam como se não fossem diferentes, pois se consideravam "normais". Os outros sim, que eram diferentes...

Os Monstros x Os Addams

Os Monstros é uma série similar a outra de sucesso contemporânea: A Família Addams. As principais diferenças são que os "Addams" são riquíssimos e refinados. Portanto, seu humor é focado nos exageros de uma família excêntrica. Os Monstros representa uma sátira à família de classe média americana. Gomez Addams não trabalha, é rico o suficiente. Herman sai para trabalhar todo o dia. Mortícia Addams é uma dondoca, enquanto Lily Monstro é uma dona-de-casa exemplar.

A Família Addams ia ao ar pela nos EUA pela NBC, canal concorrente da ABC de Os Monstros. As duas séries estrearam praticamente juntas. Os executivos da CBS até correram para fazer com que Os Monstros chegasse antes à televisão, mas só conseguiram estrear o programa seis dias depois dos "Addams".

No Brasil, Os Monstros estreou em 1966 pela TV Record. O SBT, já nos anos 80, também exibiu a série


Ednilson Xavier é colaborador do RetrôTV e

0 Comments: