sábado, 31 de janeiro de 2009

Economia a custo dos escravos


Desde a invasão holandesa que ficou evidente que o Brasil so seria viável com a ajuda dos braços fortes dos angolanos, desta forma crescemos a custa do sofrimento e do suor angolano.
A economia brasileira foi fundada no trabalho escravo africano e até os dias de hoje, essa exploração reflete na vida contemporãnea brasileira.
No início do século XVII, a circulação de homens e mercadorias entre Brasil e Angola já era considerável. Uma das mais claras demonstrações da ligação entre as duas colônias aparece no encadeamento das invasões holandesas. Na estratégia holandesa, os portos comerciais dos dois lados do Atlântico Sul eram alvos conjugados.
Quando tomaram a Bahia, em 1624, os holandeses promoveram também o bloqueio naval de Benguela e Luanda. A segunda campanha atingiu o alvo em 1630, com a captura de Olinda e Recife. Cinco anos depois, a Zona da Mata pernambucana tinha caído sob o controle de Maurício de Nassau. No primeiro relatório que envia a Amsterdã, ele enuncia as regras do jogo colonial no Atlântico Sul. Adverte que não era qualquer um que servia para ser colono na Nova Holanda: os candidatos deveriam dispor de capital , e comprar alguns negros, e que sem os escravos nada de bom poderia se fazer no Brasil. E insiste que deve haver escravos no Brasil.
Portanto, para conseguir que seus colonos ficassem no Brasil eles ,os holandeses , ofereciam empréstimos aos fazendeiros para seus gastos com maquinarias, plantações e com a aquisição de escravos.

0 Comments: