terça-feira, 22 de abril de 2008

Viva o Brasil


Hoje, exatamente hoje, na manhã do dia 22 de abril de 1500, um bote cheio de marinheiros portugueses chegam às praias do sul da Bahia e assim deu-se início a história do Brasil.


"Desembarcamos logo na espaçosa parte, por onde a gente se espalhou, de ver cousas estranhas desejosa. Da terra que outro povo não pisou: porém eu com os pilotos na arenosa praia, por vermos em que parte estou, me detenho em tomar do Sol a altura e compassar a universal pintura." - Camões "Os Lusíadas", canto V, 1572


Não quero aqui, contar a história que todos já conhecem, mas fazer uma homenagem como cidadã brasileira e estudante do curso de história.



TURMA DO PRINTY
22 De Abril De 1500
(Alberto De Mattos (xuxu)


nove de março de mil e quinhentos,
Mil e quinhentos tripulantes foram com Cabral,
Desbravar os mares desafiar os ventos,
Chuvas, tempestades, temporal.
Treze caravelas saíram de Lisboa,
Todos numa boa afinal,
Iam para as Índias no descurso de Cabral,
Foi assim que deixaram Portugal.
Quem descobriu o Brasil foi Portugal,
mas foi Deus que dirigiu a caravela de Cabral,
Quem descobriu o Brasil foi Portugal,
mas foi Deus que dirigiu Cabral.
Essa data não cairá no esquecimento,
22 de abril de 1500.
Quem descobriu o Brasil foi Portugal,
mas foi Deus que dirigiu Cabral

sábado, 19 de abril de 2008

O dia do índio



Hoje também se comemora o dia do Índio, mas, nem sei o que se comemoram, como futura historiadora preciso registrar os fatos históricos que envolvem a data, porém, sinceramente não me sinto motivada em dizer que comemoramos algo neste dia, e deixo meu questionamento: o que fizemos aos índio do nosso país? e por que se comemora o dia do Índio?

Os índios foram ao longo da sua história, perseguidos e traídos pela sociedade envolvente( a nossa sociedade) e optaram por manterem-se afastados, quem os condenariam? quem não se afastaria de uma sociedade que só pensou em conquistar, destruir e tomar as terras por eles habitadas?? Se por um lado é importante ter uma data para que a sociedade brasileira comemore e reflita sobre as sociedades indígenas, por outro lado é lamentável que as atenções estejam voltadas para esses povos por apenas um dia ou uma semana. O ideal é a conscientização nacional de que o Brasil é um país pluriético e que é preciso construir um cotidiano de convivência pacífica, de respeito e aprendizado mútuo. Eu deixo aqui, registrado em poucas palavras a minha tristeza em ver o descaso de uma sociedade que deve aos índios respeito, cidadania, e principalmente, agradecimento, por fazer a diferença em nossa cultura.

Lord Byron


O grande poeta inglês, Lord Byron(Londres, 22 de janeiro de 1788Missolonghi, 19 de abril de 1824), morre de uma febre( naquele tempo não se soube bem a causa mortis) em Missolonghi, Grécia. Melhor conhecido como Lorde Byron, foi um destacado poeta britânico e uma das figuras mais influentes do Romantismo.Chorado como um verdadeiro herói grego, Byron doou 4.000 libras esterlinas à armada grega, promovendo ele próprio a união das facções nacionalistas na sua luta pela independência da Turquia. No entanto, nunca veria o seu sonho concretizado, uma vez que morreu pouco depois de se encarregar de uma brigada das guerrilhas da região de Epiro. Recordado pelos seus poemas épicos, Childe Harold's Pilgrimage e Don Juan, Byron foi um dos poetas mais populares do seu tempo e a personificação da figura romântica. As narrativas idealistas das suas viagens pela Grécia contribuíram para sensibilizar a Europa sobre a situação dos gregos sob o regime do Império Otomano.

Ele é famoso pelas suas obras-primas, tais como Peregrinação de Childe Harold e Don Juan. Esse último permaneceu inacabado devido à sua morte iminente. Byron é considerado como um dos maiores poetas europeus e é muito lido até os dias de hoje.


Nossa homenagem ao grande poeta

Um dos poemas mais conhecidos e brilhantes do autor

Versos Inscritos numa Taça Feita de um Crânio


Tradução de Castro Alves


Não, não te assustes: não fugiu o meu espírito

Vê em mim um crânio, o único que existe

Do qual, muito ao contrário de uma fronte viva,

Tudo aquilo que flui jamais é triste.

Vivi, amei, bebi, tal como tu; morri;

Que renuncie e terra aos ossos meusEnche!

Não podes injuriar-me; tem o verme

Lábios mais repugnantes do que os teus.

Onde outrora brilhou, talvez, minha razão,

Para ajudar os outros brilhe agora e;

Substituto haverá mais nobre que o vinho

Se o nosso cérebro já se perdeu?

Bebe enquanto puderes; quando tu e os teus

Já tiverdes partido, uma outra gente

Possa te redimir da terra que abraçar-te,

E festeje com o morto e a própria rima tente.

E por que não? Se as fontes geram tal tristeza

Através da existência -curto dia-,

Redimidas dos vermes e da argila

Ao menos possam ter alguma serventia.


Fonte : Canal da história e wikipédia

Coisas do Brasil - Blogagem coletiva

oi pessoal, recebi um convite da nossa amiga Andrea Motta, para participar da blogagem coletiva Coisas do Brasil e cá estou eu, respondendo ao convite e muito grata por mais uma oportunidade de divulgar a cultura brasileira e a nossa diversidade cultural.








e repassando na integra o que eu li sobre a blogagem lá no blog da Andrea Motta:


Coisas do Brasil.O nome Coisas do Brasil veio-me junto com a idéia de que há muito a ser discutido sobre a cultura brasileira e com os versos de Aldir Blanc : "O Brazil tá matando o Brasil". Daí surgiu a idéia da coletiva: há blogueiros em todos os cantos desse país. E se cada um escrevesse um pouco sobre aquilo que é mais representativo de sua região ou de sua cidade? E aqueles que foram embora do país, não poderiam falar sobre as cidades onde nasceram? Não se pode esperar que o olhar estrangeiro veja a nossa cultura de modo adequado, pois sempre haverá distorções. É esta, então, minha proposta: falarmos, em 16 de maio, sobre as coisas do Brasil.

É assim que fazemos a diferença, parabéns Andrea