sábado, 19 de abril de 2008

O dia do índio



Hoje também se comemora o dia do Índio, mas, nem sei o que se comemoram, como futura historiadora preciso registrar os fatos históricos que envolvem a data, porém, sinceramente não me sinto motivada em dizer que comemoramos algo neste dia, e deixo meu questionamento: o que fizemos aos índio do nosso país? e por que se comemora o dia do Índio?

Os índios foram ao longo da sua história, perseguidos e traídos pela sociedade envolvente( a nossa sociedade) e optaram por manterem-se afastados, quem os condenariam? quem não se afastaria de uma sociedade que só pensou em conquistar, destruir e tomar as terras por eles habitadas?? Se por um lado é importante ter uma data para que a sociedade brasileira comemore e reflita sobre as sociedades indígenas, por outro lado é lamentável que as atenções estejam voltadas para esses povos por apenas um dia ou uma semana. O ideal é a conscientização nacional de que o Brasil é um país pluriético e que é preciso construir um cotidiano de convivência pacífica, de respeito e aprendizado mútuo. Eu deixo aqui, registrado em poucas palavras a minha tristeza em ver o descaso de uma sociedade que deve aos índios respeito, cidadania, e principalmente, agradecimento, por fazer a diferença em nossa cultura.

3 Comments:

Dulce Miller said...

Muito legal essa sua homenagem aos índios, Baby!!!

Cris said...

Du linda obrigadaa

Andréa Motta - Conversa de Português said...

Bom dia, Baby! Vim agradecer sua adesão à blogagem coletiva Coisas do Brasil. Perdoe-me por não ter vindo antes, mas como vc não deixou link do blog lá no Leio o Mundo, tive um pouquinho de dificuldade para achá-la de novo. Já coloquei seu blog na lista de participantes. Tenha uma linda quinta-feira!