sexta-feira, 5 de setembro de 2008

História do Brasil


Na revista Klepsidra, encontrei um artigo muito interessante sobre milícias negras no Brasil. Lá no site da Revista podemos ler o artigo na íntegra, quem quiser conferir é só acessar: http://www.klepsidra.net/novaklepsidra.html


Um pedacinho do resumo que eu encontrei lá:


Francis Albert Cotta, em seu artigo Milícias negras na América Portuguesa: defesa territorial, manutenção da ordem e mobilidade social apresenta o surgimento e o crescimento da importância da participação militar de negros e mulatos nas guerras travadas por Portugal no mundo atlântico para depois de debruçar na atuação das milícias negras na região das Minas Gerais. O autor mostra como as parcelas menos favorecidas da população se inseriam nos corpos militares objetivando a ascensão social ou a resistência ao escravismo reinante, bem como as próprias estratégias militares do período foram transformadas pelas experiências prévias dos novos soldados africanos.

1 Comment:

Anônimo said...

Estas estampas de diferentes uniformes me fizeram lembrar das Estampas Eucalol, uma rica coleção que quase todo menino da minha idade possuía. O sabonete Eucalol era vendido numa caixa contendo três unidades. Cada unidade era envolta por uma estampa mais a embalagem e haviam mais três estampas soltas dentro de cada caixa. Leia aqui um texto interessante sobre estas estampas.